Acessos

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

MEC suspende vestibular de 14 cursos de sete instituições de ensino em Manaus

Decisão pode ser revertida ainda em 2013 pelas faculdades que apresentaram "tendência positiva" na avaliação. A Faculdade Táhiri é a exceção por ter piorado o desempenho.


O Ministério da Educação (MEC) publicou na manhã desta quarta-feira (19), no Diário Oficial da União (DOU), a lista com o número de 207 cursos que terão vestibular suspenso no ano de 2013. Dentre eles estão 14 cursos de sete instituições de Manaus, que baseados no Conceito Preliminar de Cursos (CPC), foram reprovados duas vezes consecutivas, com nota entre 1 e 2, de uma escala que vai até 5. A maioria dos vestibulares suspensos é para engenharia.

Em Manaus, a Universidade Federal do Amazonas, Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Universidade Paulista (Unip), Centro Universitário Nilton Lins (Uninilton Lins), Instituto de Ensino Superior Fucapi, Centro Universitário do Norte (Uninorte Laureate) e Faculdade Táhirih estão entre as instituições que deverão assumir um protocolo de compromissos com o MEC definindo prazos e metas para melhorar a qualidade do ensino e criar uma comissão para acompanhar esse protocolo.

Por telefone, a assessoria do Departamento de Biologia da Ufam afirmou que estudará o caso para, assim, fazer um posicionamento sobre a nota 2 atribuíada ao CPC para o curso de Licenciatura em Biologia.

A Ulbra, com notas 2 nos cursos de Licenciatura em Letras, Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática e Engenharia de Materiais Plásticos, não se pronunciou, bem como a Uninilton Lins, que com as mesmas notas, teve baixo índice nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia de Produção.

Os cursos de Engenharia de Controle e Automação e o Tecnologia em Automação Industrial, da Unip, também tiveram conceito 2 no CPC.

Com apenas um curso autuado pelo MEC, estão o Uninorte e a Fucapi, que obtiveram nota 2 nos cursos de Licenciatura em Letras e Engenharia de produção, respectivamente.

As instituições citadas acima são caracterizadas pelo MEC como ‘cursos de tendência positiva’, por terem apresentado melhoria no CPC, subindo de 1 para 2, por exemplo, e poderão reverter a suspensão do vestibular ainda em 2013. Essas instituições terão 60 dias para corrigir problemas no corpo docente e 180 dias para corrigir problemas estruturais. O CPC é calculado conforme resultado da instituição no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), somados à qualidade da infraestrutura e projetos pedagógicos.

A Faculdade Táhiri é a única que não poderá abrir processo seletivo ano que vem, em nenhuma hipótese, por ter piorado o desempenho no exame. A assessoria da instituição informou, por telefone, que não daria declarações sem o aval da diretora da instituição, que no momento encontrava-se no aeroporto para viagem de férias.

Fonte: http://www.d24am.com/noticias/concursos-/mec-suspende-vestibular-de-14-cursos-de-sete-instituices-de-ensino-em-manaus/76322

Nenhum comentário:

Postar um comentário