José Ricardo Wendling (PT) |
No último dia de Sessão Plenária no ano de 2012, o deputado José Ricardo Wendling (PT) prestou contas das atividades enquanto presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia (C&T) da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) nos últimos dois anos. Foram realizadas 14 reuniões ordinárias e extraordinárias, participação em 60 reuniões internas e externas, bem como em 47 eventos e 12 visitas, além de ter apresentado dois projetos de Resolução, um Projeto de Lei e ter feito parecer de quatro outras proposituras.
Para o deputado, não se pode pensar no desenvolvimento do Estado sem ciência, tecnologia e inovação. “O Amazonas precisa investir mais na pesquisa da grande biodiversidade da região para atrair investimentos e novas alternativas econômicas, além da Zona Franca de Manaus, da qual hoje somos quase que totalmente dependentes”, declarou ele, ressaltando que a Comissão de C&T vem desempenhando um papel importante para o progresso e o avanço do Estado.
Dentre os debates promovidos pela Comissão, destacam-se as audiências públicas sobre a disponibilização dos recursos para a Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), oriundos das empresas que produzem bens de informática na Zona Franca; sobre o funcionamento e a importância do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA); sobre a energia solar como alternativa para áreas onde a energia elétrica ainda não foi consolidada; e sobre a Zona Franca de Manaus, sua importância e as ameaças em torno das mudanças legais para acabar com a “guerra fiscal” entre os estados brasileiros.
Dos projetos apresentados pelo parlamentar, tem-se a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), atualmente em tramitação na Aleam, que aumenta e 1% para 2% dos recursos do Estado destinados à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), que atua diretamente no incentivo à ciência, à pesquisa e ao desenvolvimento da região.
Enquanto presidente da Comissão de C&T, José Ricardo integra o Fórum de Gestores de Instituição de Ensino e Pesquisa, que se reúne regularmente para discutir e deliberar assuntos de relevância para o setor. “Essas reuniões potencializam o intercâmbio entre as instituições de ensino e pesquisa da região e debatem os projetos estratégicos para a C&T”, disse o deputado.
E ao longo desses dois anos, participou de vários eventos importantes, como Semana Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, Fórum Nacional do Consecti e Confap, Fórum de Educação e Difusão em Ciência no Amazonas, Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br); e Fórum de Inovação Tecnológica do Amazonas.
Fonte: Assessoria de Comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário