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sexta-feira, 25 de maio de 2012

Redação do Enem tem novos critérios de avaliação

Manual orientará estudante e equipe avaliadora

Os estudantes que participarem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano terão direito a um sistema mais rígido de correção das redações para garantir uma objetividade maior na nota – de forma a ser comparável com a de outras pessoas. O Ministério da Educação (MEC) fornecerá um manual para que o estudante saiba exatamente o que se espera dele e, o mesmo documento, servirá para orientar o trabalho das equipes de correção. Além disso, as provas poderão ser lidas por mais examinadores se receberem avaliações muito diferentes em cada fase de correção.

Cinco competências serão avaliadas de forma independente e terão uma pontuação específica. O estudante deve: (a) demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita; (b) compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo; (c) selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; (d) demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e (e) elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Equipes - A redação será corrigida por dois corretores de forma independente. Cada um atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências. A nota total de cada corretor corresponde à soma das notas atribuídas a cada uma das competências.

Caso as notas dos dois corretores tenham uma discrepância menor do que 200 pontos no total ou menor do que 80 pontos em uma das competências, a nota da prova será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois corretores.

Mas se a diferença entre as duas notas for maior do que 200 ou 80 pontos por competência, a redação será corrigida, de forma independente, por um terceiro corretor. Se não houver discrepância entre esse terceiro corretor e pelo menos um dos dois outros, a nota final do participante será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem.

E se o terceiro corretor apresentar discrepância com os outros dois, a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores que atribuirá a nota final ao participante.

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