Acessos

sábado, 24 de março de 2012

Brasil e África unidos até embaixo d'água

Boa notícia. A Telebras e a Angola Cabless fecharam o acordo para construir um cabo de fibra ótica entre o Brasil e a África, ligando Fortaleza a Luanda, a América do Sul com a África. O edital de licitação para a escolha da empresa responsável pela empreitada será aberto em junho. A previsão é de que a construção do cabo submarino de 6 mil km leve 18 meses e que esteja operando já no primeiro semestre de 2014.

O projeto deverá melhorar, inclusive, o tráfego de informações durante a Copa, segundo Caio Bonilha, presidente da Telebrás. Com o acordo, a estatal prevê uma redução de cerca de 80% dos custos com a saída de internet do Brasil e de seus vizinhos da América do Sul para os países da Ásia e da África. E mais: o tráfego de dados entre os países deixará de passar, obrigatoriamente, pela Europa e pelos Estados Unidos.

O acordo entre a Telebrás e a Angola Cables é um exemplo da política que necessitamos desenvolver na área de telecomunicações e que exige, sim, uma política espacial que nos dê autonomia e soberania na área das comunicações. Sem falar da brutal redução dos custos, quase 80%, particularmente dos satélites para comunicação trazendo, novamente, a questão da importância dos investimentos em Ciência e Tecnologia, sobretudo, na área espacial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário