Foto: Ministério do Turismo
Brasil se prepara para receber turistas nos mais importantes eventos esportivos. Cursos serão oferecidos gratuitamente via teleconferência a trabalhadores de hospedagem de 21 estados.
O Ministério do Turismo (Mtur) qualificará 306 mil profissionais do setor de hospedagem, por meio do “Bem Receber-Copa” , até o final de 2013. Em 2010, o programa atendeu 12 cidades, onde 5.315 pessoas foram matriculadas e 4.364 terminaram o curso de cinco meses. O curso é virtual, gratuito, realizado no local e horário de trabalho. Este ano a atuação foi ampliada: são 21 estados, mais 12 destinos e 12 mil matriculados.
O hotel precisa criar condições como espaço, computadores para ministrar o curso e um gestor para selecionar os participantes e acompanhar todo processo. “Queremos que cada profissional se torne um centro de atendimento ao turista”, afirma o coordenador nacional da escola virtual dos meios de hospedagem, Silvone Assis, em palestra no 6º Salão Turismo, realizado de 13 a 17 de julho, em São Paulo.
Quem tiver interesse em participar, pode realizar a pré-inscrição pelo site: www.turismo.gov.br/ead
Pessoas com deficiência.
Um dos focos da qualificação de profissionais de turismo é torná-los preparados para atender pessoas com deficiência tendo em vista a Copa do Mundo Fifa 2014, os Jogos Olímpicos e os Paraolímpicos de 2016. “Elas com certeza nos visitarão durante os eventos esportivos e queremos atender com excelência esses turistas”, ressaltou o secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Colbert Martins. O curso é uma parceria do Mtur e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Para todo o País, serão oferecidas três mil vagas em cursos a distância.
O curso contemplará também pessoas com deficiência interessadas em atuar no mercado do turismo. O objetivo é sensibilizar, além dos profissionais do setor, os empregadores no cumprimento da legislação, que prevê reserva de vagas no mercado. A Fapeu produzirá materiais adaptados para as pessoas com deficiência que se interessarem em fazer o curso.
Fiscais.
Outra medida para garantir o bom atendimento ao turista durante a Copa é qualificar os agentes fiscais dos órgãos delegados do turismo nos estados. O curso será feito em parceria com o Instituto de Magistrados de Pernambuco (IMP).
Os agentes fiscais são responsáveis pela fiscalização dos prestadores de serviços turísticos – meios de hospedagem, guias de turismo, agências de viagem – nas unidades da federação. “A qualificação é o compromisso mais importante do ministério tendo em vista a Copa do Mundo”, afirmou o ministro do Turismo, Pedro Novais.
Registro de hóspedes será pela internet a partir de agosto.
A partir de agosto, todo viajante que se hospedar em hotéis brasileiros será registrado em tempo real em um novo sistema online criado pelo MTur. A medida vai contribuir para mapear o fluxo de turistas no Brasil e orientar as políticas públicas com foco na Copa do Mundo de 2014. Os hotéis farão o registro gratuitamente, por meio de um endereço eletrônico disponibilizado pelo governo federal.
Fonte: http://www.secom.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário