Os dois maiores jornais de Manaus publicaram, no último final de semana, matérias relacionadas aos problemas da reprovação e do abandono escolar nas séries iniciais do ensino fundamental e, também, da distorção idade-série escolar no Amazonas. A taxa de abandono, que faz parte do conjunto de taxas de rendimento escolar, mede o percentual de alunos que deixaram de freqüentar a escola em determinado ano. Já a taxa de distorção idade-série mede o percentual de alunos que possuem 2 anos ou mais acima da idade recomendada para a série em que o aluno está matriculado.
De acordo, pois, com os dados publicados, temos que o Amazonas é o Estado brasileiro com maior índice de abandono escolar na 1ª série do Ensino Fundamental. 5,1% dos nossos alunos abandonam a escola nessa série. Em percentual esse número pode parecer pequeno, mas estamos falando de alguns milhares de alunos que abandonaram a escola somente nessa série. Somos, também, o Estado com o quarto maior índice de reprovação na 1ª série (4,1 % de reprovação) e o quarto pior resultado do país na questão da distorção entre a idade do aluno e a série em que ele está matriculado (35,4% dos estudantes em séries incompatíveis com suas idades).
Dentre as várias causas para o abandono escolar nas séries iniciais, duas são bastante conhecidas e dependem, basicamente, do Poder Público: a escola que fica distante da casa do aluno e a falta de transporte escolar.
Infelizmente, apesar da construção do número necessário de creches e escolas sempre fazer parte das campanhas políticas, principalmente pelos candidatos às prefeituras municipais, tais promessas nunca são cumpridas. O comprometimento da educação das nossas crianças, por incompetência administrativa ou por qualquer outro motivo, é, sem dúvida nenhuma, um dos piores males que um mau administrador público pode causar à sociedade.
*Publicado em 19/07/11 no Jornal Dez Minutos.
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