Acessos

domingo, 24 de julho de 2011

Arca das Letras chega a todas as comunidades de Nhamundá

Por: Cloves Pereira - Foto: Divulgação MDA

O Ministério do Desenvolvimento Agrário, em parceria com a Prefeitura Municipal de Nhamundá e o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar SINTRAF/NHA, entregou, dia 22/07 (sexta-feira), 74 bibliotecas do Programa Arca das Letras que vão atender a todas as comunidades rurais do município.

A ação do MDA também formou agentes de leitura para realizar a circulação dos livros, cuidar das bibliotecas e incentivar a leitura em suas comunidades. A oficina de formação dos moradores foi realizada pela equipe técnica do Programa Arca das Letras. 

A solenidade de entrega das bibliotecas aconteceu na Associação de Mulheres de Nhamundá, com a presença de técnicos da Coordenação Geral de Ação Cultural do MDA, do Delegado Federal do Desenvolvimento Agrário, Lúcio Carril, autoridades locais e representantes do movimento sindical da região. 

As bibliotecas funcionam nas associações comunitárias ou na casa de moradores que disponham de algum lugar e de tempo livre para dedicar-se às atividades da biblioteca de forma voluntária. O acervo fica acondicionado num móvel específico, uma arca. A Prefeitura Municipal de Nhamundá doou as arcas para as comunidades e o MDA, com o apoio de uma rede de parcerias, doou os livros. O Sintraf/Nha mobilizou as comunidades e realizou as reuniões de consulta comunitária, o que ajudou a levantar os dados de cada localidade e o perfil dos futuros leitores para formação de acervos adequados à cada realidade e necessidade.

Os acervos são formados por livros de literatura brasileira e estrangeira para crianças, jovens e adultos, histórias em quadrinhos, livros didáticos para pesquisa escolar, livros técnicos e especializados nas áreas de interesse para o trabalho, o exercício da cidadania, os cuidados com o meio ambiente, a saúde e o desenvolvimento rural.

Entre os parceiros do Programa Arca das Letras estão o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC), prefeituras municipais, governos estaduais, editoras, artistas e as Delegacias Federais do MDA nos Estados.

O Programa Arca das Letras foi criado em 2003 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e, desde então, já implantou mais de 8.500 bibliotecas em todo o país, atendendo a mais de 1,5 milhão de famílias do campo que vivem em comunidades de agricultura familiar, ribeirinhas, indígenas, quilombolas, assentamentos da reforma agrária e pescadores.

No Amazonas já foram implantadas 341 bibliotecas do Programa Arca das Letras e formados mais de 600 agentes de leitura. Eles administram as bibliotecas, ajudam as atividades escolares dos moradores e incentivam a leitura, contribuindo para melhorar os índices educacionais e apoiando as ações culturais no campo. 

Mais informações acesse: http://www.mda.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário