Acessos

sábado, 16 de abril de 2011

Lula “ajudou a mudar o equilíbrio do mundo”, diz Eric Hobsbawm

Disponível em: http://www.google.com.br

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva "ajudou a mudar o equilíbrio do mundo ao trazer os países em desenvolvimento para o centro das coisas", opinou o historiador britânico Eric Hobsbawm, 94 anos. Ícone da historiografia marxista.
Lula e Hobsbawm foram convidados pela Organização Não-Governamental britânica Oxfam para uma conferência sobre rumos para diminuição da desigualdade social no mundo. Antes disso, reuniram-se na quarta-feira (13), na casa embaixador brasileiro em Londres, Roberto Jaguaribe.
Autor dos livros clássicos "A Era das Revoluções", "A Era do Capital", "A Era dos Impérios" e "A Era dos Extremos", Hobsbawm é considerado um dos maiores intelectuais da atualidade, ainda na ativa aos 94 anos de idade. Na saída da embaixada, ele deu uma rápida entrevista, teceu elogios ao governo Lula e disse que espera revê-lo mais vezes. O encontro durou cerca de uma hora e meia.
"Lula ajudou a mudar o equilíbrio do mundo ao trazer os países em desenvolvimento para o centro das coisas... fez um trabalho maravilhoso não somente para o Brasil, mas também para a América do Sul... Eu o conheci primeiro em 1992, muito tempo antes de ser presidente. Desde então, eu o admiro. E, quando ele virou presidente, minha admiração ficou quase ilimitada.
Sobre o novo papel de Lula, o historiador disse: "... claramente Lula está ciente de que entregou o cargo para outro presidente e não pode parecer que está no caminho desse novo presidente... Acho que Lula deve se concentrar em diplomacia e em outras atividades ao redor mundo. Tem grandes esperanças para [tocar] projetos de desenvolvimento na África, [especialmente] entre a África e o Brasil. E certamente ele não será esquecido como presidente."
Sobre a presidente Dilma Rousseff, Hobsbawm disse ainda não conhecê-la bem, mas tem boas expectativas: "é extremamente importante que o Brasil tenha o primeiro presidente que nunca foi para a universidade e venha da classe trabalhadora e também seja seguido pela primeira presidente mulher. Essas duas coisas são boas. Acredito, pelo que ouço, que a presidente Dilma tem sido extremamente eficiente até agora, mas até o momento não tenho como dizer muito mais".
Fonte: http://www.diap.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário