Imagem: http://thomazrural.blogspot.com.br/ |
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai realizar operação especial de aquisição de pescado in natura, oriundo da pesca artesanal fluvial no estado do Amazonas, no período de outubro de 2012 a março de 2013 – é o que informa comunicado da companhia.
A operação será executada nos municípios amazonenses de Lábrea, Tefé, Benjamin Constant, Urucurituba, Urucará, Itacoatiara, Manaquiri, Parintins, Manacapuru, Iranduba. De acordo com o superintendente regional da Conab no Amazonas, Thomáz Antônio Perez, a aquisição do pescado será feita de acordo com as demandas locais. “Onde houver um excedente do produto a Conab irá intervir para que não haja desperdícios e para garantir uma renda mínima aos pescadores da região”, afirma.
O preço fixado na operação é de R$ 1,50 por quilograma de peixe. As espécies passíveis de compra são: jaraqui, branquinha, sardinha, pacu, curimatã, aracu, cubio, mapará e outras consideradas como peixe popular ou miúdo, pescados de forma artesanal.
Deverão ser obedecidas as normas que regem a permissão de captura, especialmente quanto ao tamanho mínimo de cada espécie, e as exigências sanitárias. O produto adquirido será doado para entidades e programas de assistência social como o Mesa Brasil (Sesc).
A Conab detalhará em cada operação a demanda por consumo do pescado, os limites de compra por beneficiário fornecedor, a priorização do público produtor e consumidor e a logística de distribuição.
Os pescadores que quiserem participar da ação devem ser detentores da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).
Informações: (92) 3182-2402.
Fonte: Ascom/Conab
Nenhum comentário:
Postar um comentário