Acessos

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Aos candidatos (parte 2) - Francisco Praciano*


No artigo da semana passada, abordei a questão da má qualidade da educação nas escolas públicas do Ensino Fundamental de Manaus, conforme revelada pelos resultados do IDEB divulgados no último mês de agosto. No mesmo artigo, pedi aos candidatos Arthur Neto e Vanessa Grazziotin que procurem incluir, entre suas respectivas propostas prioritárias, a urgente atenção para o problema dessa baixa qualidade de ensino público na nossa cidade.

Infelizmente, não é somente a área da educação que necessita de uma urgente atenção por parte de quem quer que venha a ser eleito(a), no próximo domingo, para administrar Manaus. Os serviços públicos também são péssimos nas áreas relacionadas à saúde, ao abastecimento de água, ao transporte coletivo, ao saneamento e à urbanização, dentre outras. De acordo com recentes pesquisas divulgadas nacionalmente, temos as piores calçadas dentre as 12 maiores capitais brasileiras e estamos na penúltima colocação em percentual de arborização urbana dentre as 15 maiores cidades do País.

Como bem disse o escritor amazonense Márcio Souza, em um artigo intitulado Mormaço das Calçadas, “no item calçadas nossa cidade regrediu ao nível das aldeias medievais mais infectadas e subdesenvolvidas”.

Não é a sempre alegada falta de recursos financeiros a causa maior dos gigantescos problemas de Manaus. Penso que chegamos à situação em que nos encontramos, principalmente, por dois motivos: em primeiro lugar, porque nossas administrações municipais têm dado mais prioridade ao concreto e ao cimento, por meio de obras desprovidas de qualquer planejamento humanizado, do que à qualidade de vida dos nossos cidadãos; em segundo lugar, porque esses mesmos governantes municipais têm administrado a cidade sem ouvir o povo.

Por esses motivos, lembro aos candidatos que ainda estão em disputa que Manaus precisa de uma administração moderna, com tudo o que isso implica: ética, transparência, eficiência e participação dos cidadãos nas decisões mais importantes da administração.

* Deputado Federal pelo PT-AM.
(Publicado em 23/10/12 no Jornal Dez Minutos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário