Durante a nova visita a Manaus do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raupp, na manhã desta segunda-feira (29), quando participou de reunião sobre o Plano Norte de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), deputado José Ricardo Wendling (PT), cobrou a inclusão de recursos e investimentos no Plano Norte para o pleno funcionamento do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) e que passe a integrar o MCTI, e não mais o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), por meio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
Além disso, o parlamentar propôs uma melhor definição na aplicação dos recursos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), oriundos do Polo de Informática, a fim de que beneficiem todos os estados da Amazônia Ocidental. “Parte dessas empresas é do Polo Industrial de Manaus (PIM) e hoje não temos uma clareza sobre o que de fato está sendo feito com parte desses recursos de P&D disponíveis para aplicação nas próprias empresas”, afirmou ele, ressaltando ainda a importância de se descontingenciar os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), para onde é encaminhado o outro percentual dos recursos de P&D.
“Defendemos a disponibilização desses recursos, hoje contingenciados, bem como a mudança nas regras atuais, para que um percentual maior seja destinado a esse Fundo Nacional”, sugeriu José Ricardo, que no início de outubro entregou relatório ao próprio ministro, quando da sua vinda a cidade, com propostas e pleitos quanto à utilização dos recursos que as empresas incentivadas na área de informática do PIM devem investir em pesquisa e desenvolvimento, com inovações nas próprias empresas, bem como por meio das instituições de pesquisa que necessitam de recursos e na busca de novas alternativas econômicas no Amazonas. Como resposta dessa reunião, Raupp garantiu que em 2013 esses recursos serão descontingenciados.
Nesta segunda, o ministro disse que irá defender a proposta para que o CBA passe para o MCTI, que deverá dotá-lo de recursos orçamentários, como ainda que em dezembro próximo irá rediscutir com o empresariado esses recursos de P&D, para que possam ser melhor aproveitados na região.
Para o deputado, é positiva a vinda do ministro Marco Antonio Raupp ao Amazonas, porque traz toda a estrutura nacional para ouvir as sugestões dos estados, a partir das realidades regionais, na construção do Plano Norte de Ciência, Tecnologia e Inovação. Na Aleam, ele irá discutir a ampliação de recursos para a CT&I, por meio de emenda ao Orçamento do Estado, como também cobrar que o Governo Federal continue tendo esse estratégico para a Amazônia.
Fonte: Assessoria de Comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário