Acessos

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

MANAUS, 343 ANOS! - José Ricardo Wendling*


A nossa Manaus completou 343 anos no dia 24 de outubro. Ando todos os dias nas suas ruas, nos terminais de ônibus e nos bairros mais distantes. É essa a cidade onde moro desde os seis anos de idade, onde casei, tive dois filhos e fui eleito duas vezes vereador e onde obtive a segunda maior votação para deputado na cidade.

Como parlamentar, tenho refletido sobre os problemas que enfrentamos nessa terra que cresceu desordenadamente e busco soluções para superá-los. Manaus é responsável por 98% da economia do Estado - arrecadamos 56% de todos os tributos da Região Norte. Somos a 7ª cidade mais populosa do País, com cerca de 2 milhões de habitantes, sendo escolhida para subsede da Copa de 2014.

Por outro lado, ocupamos a triste posição de 22ª entre as capitais, quando levamos em consideração os indicadores de qualidade da saúde, da educação e de renda. O serviço de água e de esgoto ainda não chegou a todos; e stamos entre as cidades com maior índice de tuberculose; uma educação entre as piores do Brasil; transporte coletivo caro e com péssimo serviço; sem áreas de lazer nos bairros às crianças e aos jovens; e com poucas árvores nas suas ruas e praças. O Programa Saúde da Família responde por apenas 35% da população de Manaus. É muito pouco.

O problema da nossa cidade é de gestão! Problemas que foram se acumulando por administrações desastrosas que maltrataram a cidade e seu povo.

Uma cidade onde crescemos, formamos família, onde sorrimos, choramos, progredimos ou não, mas uma cidade onde moramos e que queremos o bem. T enho um sonho e luto por ele: por uma Manaus que dê proteção às crianças, aos idosos, às pessoas com deficiência; com uma boa educação, sem desigualdades sociais que tanto assistimos; com água aos que necessitam, rios despoluídos e transporte digno para todos. Uma cidade para os meus filhos e para os filhos de todos e todas. Essa é a Manaus que queremos. Parabéns a todos e a todas as manauenses.

* José Ricardo Wendling, economista, advogado e deputado estadual pelo PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário