Dos poucos trechos bíblicos que ainda ecoam com certa facilidade em minha mente, remanescentes do tempo em que cursei o meu ciclo de educação básica em um seminário no Ceará, tenho especial predileção por um que está no livro do profeta Miqueias, no Antigo Testamento.
Falando de Deus e dirigindo-se aos cidadãos do seu tempo, assim diz o referido profeta no capítulo 6 do seu livro: “Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e o que é que o Senhor pede de ti, senão que pratique a justiça e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus?”.
Faço a transcrição desse trecho da Bíblia para, por meio dele, prestar uma homenagem ao meu amigo, o deputado estadual José Ricardo Wendling, que hoje (segunda-feira, 23 de junho) completa 50 anos de idade.
Desde jovem Zé Ricardo (é assim que os amigos o chamam) tem envolvimento com os movimentos sociais da Igreja Católica, principalmente em favor da democracia e dos mais pobres. Por todos esses anos em que convivemos juntos, no PT, posso testemunhar que a construção de um país mais justo e melhor para se viver é a principal motivação para a militância que Zé Ricardo pratica, tanto junto ao Partido (PT) quanto junto às inúmeras entidades sociais que contam com a sua colaboração.
Tenho certeza que todos os que convivem com maior constância com Zé Ricardo - seja no seio de sua própria família, na Assembleia Legislativa do Amazonas ou no PT - percebem facilmente que ele é alguém que, no seu dia-a-dia e como bom católico que é, procura agir de acordo com os ensinamentos bíblicos acima transcritos.
A parceria que tenho com José Ricardo, e que já dura vários anos, foi construída por comungarmos da mesma forma de fazer política: com honestidade e transparência no trato com a coisa pública e com respeito à vontade do cidadão-eleitor. Acredito sinceramente que o Zé Ricardo que conheci jamais mudará e continuará a ser aquele cidadão que pratica a justiça, ama a bondade e procura andar com humildade perante Deus. Que continuará a ser, enfim, um homem de bem.
* Francisco Praciano é deputado federal pelo PT-AM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário