O Papa Francisco cumpriu nesta Quinta-feira Santa o ritual do lava-pés em doze pessoas com deficiência, incluindo um menino líbio muçulmano, em uma cerimônia em uma igreja da periferia de Roma.
O pontífice, que teve grande dificuldade para ajoelhar-se e levantar-se da almofada branca em que se apoiava, derramou água, secou e beijou os pés de cada um dos doze escolhidos.
Francisco, aparentemente exausto, foi ajudado por dois assistentes, entre eles o encarregado das cerimônias, o monsenhor Guido Marini.
"O legado que Jesus nos deixou é o de sermos servos uns dos outros", disse Francisco ao iniciar a cerimônia, que foi acompanhada por canções simples em italiano.
"Lavar os pés é um gesto simbólico, porque eram os escravos, os servos, os encarregados de lavar os pés dos convidados, porque naquela época as estradas eram de terra e, quando chegavam a uma casa, era necessário lavar os pés", explicou.
Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2014/04/17/interna_mundo,423633/papa-francisco-lava-os-pes-de-doze-deficientes-nesta-quinta-feira-santa.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário