Acessos

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Polícia faz reconstituição dos assassinatos de Dom e Bruno no Vale do Javari


O delegado Alex Perez, da Polícia Civil (PC) de Atalaia do Norte, informou que os trabalhos de reconstituição do assassinato do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira já começaram.

Nesta primeira etapa, participam Amarildo Oliveira e Jeferson Lima, com os respectivos barcos. Além disso, as equipes de segurança utilizam a embarcação que era usada por Bruno e Dom e que foi recuperada e periciada. Um motor novo foi instalado nela.

Até o momento, a investigação ouviu 17 pessoas, sendo os três suspeitos e 17 testemunhas.

Anteriormente, a Polícia Federal (PF) havia informado que a reconstituição aconteceria na sexta-feira (1°). Nesta quarta-feira, participam da ação a PC, a PF e o Exército.

O caso

O jornalista britânico Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira Araújo foram considerados desaparecidos a partir do dia 5 de junho, na região do Vale do Javari, área de terras indígenas no Amazonas.

Após o caso ganhar repercussão, diversas figuras públicas, ambientalistas, ativistas, artistas e políticos de oposição foram a público cobrar providências urgentes para a busca da dupla.

Um dos principais suspeitos pelo desaparecimento, Amarildo Oliveira da Costa, conhecido como Pelado, confessou ter participado do assassinato da dupla mais de uma semana depois.

Ele e seu irmão, Oseney da Costa de Oliveira, 41, o “Dos Santos”, estão presos suspeitos de terem participado do crime. Já Jeferson da Silva Lima, chamado de “Pelado da Dinha”, foi detido por suspeita de ter participado da ocultação dos cadáveres. Outras cinco pessoas foram identificadas como atuantes na ocultação dos corpos de Bruno e Dom.

Amarildo então indicou onde teria enterrado os corpos da dupla, e a polícia confirmou a existência de remanescentes humanos no local.

Fonte:https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/policia-faz-reconstituicao-dos-assassinatos-de-dom-e-bruno-nesta-quarta-no-amazonas/

domingo, 26 de junho de 2022

Em ligação, Milton Ribeiro disse que Bolsonaro avisou sobre busca e apreensão

Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/politica

O ex-ministro da Educação Milton Ribeiro recebeu uma ligação do presidente Jair Bolsonaro (PL) na qual foi informado sobre a operação da Polícia Federal — que resultou em sua prisão. Gravações autorizadas pela Justiça mostram uma conversa entre o ex-chefe do MEC e sua filha em que ele relata um telefonema de Bolsonaro.

No áudio, Ribeiro cita que o presidente achava que fariam uma busca e apreensão contra seu ex-ministro.

“A única coisa meio... hoje o presidente me ligou... ele tá com um pressentimento, novamente, que eles podem querer atingi-lo através de mim, sabe? É que eu tenho mandado versículos pra ele, né?”, disse o aliado do presidente.

"Ele quer que você pare de mandar mensagens?", pergunta a filha do ex-ministro.

“Não! Não é isso... ele acha que vão fazer uma busca e apreensão... em casa... sabe... é... é muito triste. Bom! Isso pode acontecer, né? Se houver indícios, né”, destacou.

Caso Bruno e Dom: Terceiro suspeito de envolvimento em assassinatos detalha crime em depoimento à polícia

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/

Jeferson da Silva Lima, conhecido como "Pelado da Dinha", terceiro suspeito preso por envolvimento na morte do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, detalhou o crime durante depoimento para a polícia.

Amarildo da Costa Oliveira, conhecido como "Pelado" e Oseney da Costa, o "Dos Santos", e Jeferson estão presos suspeitos de participarem do crime. Outros cinco homens também são investigados

O suspeito afirmou que, no dia do crime, Amarildo o chamou para perseguir Bruno e Dom quando eles passaram de barco no rio Itaquaí. Quando estavam bem próximos, ocorreu o primeiro tiro, dado por Amarildo, que acertou as costas de Dom.

Na sequência, Jefferson atirou em Bruno. Houve uma sequência de disparos e ele não soube informar quem atingiu bruno. Jefferson afirma que acredita ter atirado três vezes, o mesmo número de tiros dados por Amarildo. Bruno também teria atirado para se defender.

Jefferson disse que Bruno, mesmo atordoado, conseguiu conduzir a embarcação até à beira do rio quando perdeu o controle e a embarcação entrou na mata. Jefferson e Amarildo passaram para uma canoa pequena e foram até a lancha do bruno e que os corpos não apresentavam sinais vitais.

De lá, eles continuam mata adentro até chegar no ponto onde esconderam os pertences de bruno e dom com a ajuda de mais duas pessoas.

O lugar fica nos fundos da casa de Oseney da Costa, o "Dos Santos", irmão de Amarildo. Na sequência, eles deixaram os corpos na mata. Jeferson saiu do lugar e foi para outro ponto esconder a lancha de bruno, enquanto os demais ficaram para esconder os corpos.

Ainda durante depoimento, Jeferson contou que, no dia seguinte, voltaram até o local. Ele disse que Amarildo esquartejou os corpos, o grupo queimou os restos mortais das vítimas e os enterrou.

quarta-feira, 22 de junho de 2022

Milton Ribeiro, ex-ministro da Educação, é preso em operação da PF sobre corrupção do MEC


O ex-ministro da Educação é suspeito de participação num “gabinete paralelo” para liberação de verbas do MEC. Os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura também são alvos de mandados de prisão. Em áudio divulgado em março pela Folha de S.Paulo, Milton Ribeiro afirmou que, a pedido do presidente Jair Bolsonaro, repassava verbas a municípios indicados por um dos pastores. A defesa do ex-ministro diz que a prisão é "injusta, desmotivada e indiscutivelmente desnecessária". Ribeiro, Santos e Moura negam irregularidades. O presidente Jair Bolsonaro, em entrevista à rádio Itatiaia, comentou a prisão do ex-ministro e disse que “ele responde pelos atos dele”. Policiais federais também fizeram buscas na sede do MEC, em Brasília.

Hoje o Brasil acordou com a notícia alvissareira: os lobos do lobby evangélicos estão sendo presos por uma ação da Polícia Federal. O castelo de cartas da falsa fé, dos vendilhões do templo, dos que negociam a “consciência cristã” em troca de cargos, poder e até mesmo ouro começa a ruir. E é só o começo. Não há pastor envolvido com Bolsonaro que seja inocente. E esses pastores são maus, perversos, tosquiadores das “ovelhas” de suas igrejas, mercenários da fé, exploradores dos pobres e oprimidos. Inimigos de Cristo!

O uso pervertido da fé expõe sua mais terrível face e agora enfrenta o fim já anunciado pelo Cristo: a revelação da maldade feita em oculto. Pastores e prefeitos mancomunados em esquemas que afetam nossas crianças no direito mais básico à educação. Líderes religiosos vendidos ao que há de pior na política brasileira e bajuladores do “pior brasileiro vivo” a quem chamam de mito e adoram com suas bocas repletas de sujeira e, alguns, com dentes que custaram fortunas aos cofres públicos.

Fonte: https://revistaforum.com.br/opiniao/2022/6/22/mec-ministerio-dos-evangelicos-na-cadeia-por-pastor-ze-barbosa-jr-119101.html

segunda-feira, 20 de junho de 2022

Barco em que viajavam Bruno Araújo e Dom Phillips é encontrado

Fonte: https://noticias.r7.com/brasilia

Operação conjunta do Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar do Amazonas e Marinha encontrou a embarcação a cerca de 20 metros de profundidade.

Foi encontrado na noite de domingo (19) o barco em que viajavam o indigenista Bruno Araújo e o jornalista britânico Dom Phillips, mortos em uma emboscada enquanto viajavam pelo Vale do Javari (AM). A Polícia Federal informou em nota que os bombeiros, os militares da Marinha e soldados da Polícia Militar do Amazonas encontraram a embarcação por volta das 20h20 (horário local). Ainda de acordo com a PF, a embarcação será submetida nos próximos dias perícia, de modo a contribuir com a completa elucidação dos fatos.

O delegado da Polícia Civil do Amazonas, Alex Perez Timóteo, disse que o barco, que mede cerca de 7 metros, foi encontrado a 20 metros de profundidade e a mais ou menos 30 metros da margem do rio. "No barco submerso havia amarrado um tambor de gasolina. Outros três tambores foram encontrados em terra firme, próximos ao local. Eles pertenciam a Bruno Araújo. A lancha é um modelo com motor acoplado de 40 hp Yamaha", descreveu o delegado. "A lancha estava emborcada e havia sacos de areia amarrados para evitar que ela voltasse a flutuar", acrescentou.

domingo, 19 de junho de 2022

Gustavo Petro se torna o primeiro presidente de esquerda da Colômbia.

Fonte: G1

Gustavo Petro, um economista e ex-combatente da guerrilha M-19, venceu as eleições presidenciais da Colômbia neste domingo (19) e se tornou o primeiro presidente de esquerda a ser escolhido pelos colombianos.

Ele venceu o candidato Rodolfo Hernández, empresário e ex-prefeito da cidade de Bucaramanga, que havia surpreendido no primeiro turno.

PF prende 3º suspeito das mortes de Bruno Pereira e Dom Phillips.


Fonte: Agência Brasil

A Polícia Federal informou na manhã deste sábado (18) que Jefferson da Silva Lima, conhecido como “Pelado da Dinha”, se entregou na Delegacia de Polícia de Atalaia do Norte, região do Vale do Javari, oeste do Amazonas. Ele é o terceiro suspeito de envolvimento nos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips.

Lima tinha um mandado de prisão expedido pela Justiça do Amazonas e estava foragido. Agora, ele será interrogado pelos investigadores e, em seguida, encaminhado para audiência de custódia. Além dele, estão presos por envolvimento na morte e na ocultação dos corpos os pescadores Oseney da Costa de Oliveira, conhecido como Dos Santos, de 41 anos, e Amarildo da Costa Pereira, o Pelado, também de 41 anos. Até o momento, apenas Amarildo confessou o crime.

sábado, 18 de junho de 2022

HERESIA: Bolsonaro diz que Jesus Cristo não comprou pistola porque não tinha.



Jair Bolsonaro voltou a defender o armamento da população e em uma interpretação de quem não conhece a Bíblia afirmou na quarta-feira passada (15) que Jesus Cristo “não comprou pistola porque não tinha” na época em que vivia.

A fala do presidente foi divulgada por canais bolsonaristas na internet e ocorreu durante conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada, citando um trecho bíblico que não existe para justificar seu argumento. “Jesus os adverte: ‘Agora, porém, quem tem bolsa, pegue-a, assim como a mochila de viagem; e quem não tem espada, venda a própria capa e compre uma’”, disse. 

Assista o vídeo:


 

A geografia dos crimes denunciados por Dom Phillips e Bruno Araujo no Vale do Javari.


Por: Fábio Bispo*

Garimpo, caça e pesca ilegal, tráfico de drogas e falsos religiosos: a lista de crimes na região em que o jornalista inglês Dom Phillips e o indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira foram executados tem sido sistematicamente ignorada pelas autoridades brasileiras.

O histórico de ameaças e omissões na Terra Indígena Vale do Javari parece um roteiro mal feito de uma tragédia anunciada, onde vilões encorajados pela ausência do Estado tentam a qualquer custo impor o medo para ocupar e dominar o território que concentra o maior número de indígenas isolados do mundo.

O enredo de violações e desmandos na terra indígena onde o jornalista inglês Dom Phillips e o indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira foram executados, no extremo oeste do Amazonas, na fronteira com o Peru e a Colômbia, inclui um histórico recente de invasões, ameaças, confrontos e mortes não resolvidas. O tráfico internacional também se instalou na região, que é usada como rota do comércio ilegal da cocaína.

Nos últimos anos, o desmatamento avançou pelo sul da TI Vale do Javari, enquanto a caça e o garimpo ilegal expandiram suas atividades na terra indígena, onde 26 povos vivem em mais de 8,5 milhões de hectares demarcados, uma área do tamanho da Bélgica e Holanda juntas.

As denúncias das organizações indígenas da região se acumulam nos escaninhos da Fundação Nacional do Índio (Funai), sem respostas. As mesmas denúncias que Bruno e Dom buscavam quando partiram em direção às comunidades no Vale do Javari.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a dizer que Dom Phillips era “malvisto” na região por fazer “muita matéria contra garimpeiro”, e acabou criticado por entidades, políticos e pessoas ligadas ao caso.

Em um dos casos de invasão mais recentes —antes do desaparecimento de Bruno e Dom—, em abril deste ano, um grupo de garimpeiros invadiu a aldeia Jarinal, no sul da terra indígena, em mais uma investida para aliciar os povos Kanamari e Tson wük Dyapah (Toshom Djapá), estes últimos de recente contato, para consolidarem a extração de ouro ali. Os invasores teriam obrigado os indígenas a tomarem cachaça e gasolina misturada com água.

As mesmas pressões também são sofridas pela caça e pesca ilegal, que tem um comércio aquecido na região. Em uma das denúncias contra a invasão de caçadores, as lideranças registram “preocupação com a ineficiência das ações de fiscalização do governo na área, desenvolvidas por pessoas sem a necessária experiência e conhecimento da região, incapazes de encontrar os invasores e os vestígios por eles deixados”, descreve o Relatório de violência contra os povos indígenas 2021 do Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

Em 2021, os povos do Vale do Javari levaram um pedido de socorro ao Fórum Permanente das Nações Unidas (ONU) para questões indígenas. No encontro, o líder Korá Kanamari, disse que “os povos indígenas livres ou isolados vivem uma situação de extrema ameaça, só comparada ao período da ditadura militar, quando muitos foram dizimados ou sofreram drástica redução populacional”.

Traficantes e evangelizadores

A proximidade do Vale do Javari com as plantações de coca do Peru colocou a terra indígena na rota do tráfico internacional. Embora a tríplice fronteira seja historicamente uma dos principais pontos de entrada de cocaína da Colômbia e Peru para o Brasil, nos últimos anos, essa região também tem se firmado como zona de cultivo e refino. Segundo relatos, a presença de traficantes é registrada, principalmente, em Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga e Letícia (na Colômbia). Esses grupos teriam se aliado com garimpeiros e caçadores ilegais para operar na região em uma espécie de consórcio, compartilhando rotas ilegais, meios de transporte e sistema de abastecimento.

Em artigo publicado em 2019, o geógrafo Conrado Octavio e o ecólogo Hilton Nascimento, do Centro Trabalho Indigenista do Instituto Socioambiental (ISA), apontaram que a rota do tráfico, que pode envolver passagem pela TI Vale do Javari, coloca os indígenas isolados e jovens indígenas em risco.

As lideranças indígenas do Vale do Javari também denunciaram a insistência de evangélicos fundamentalistas que tentam fazer contato com povos isolados. Em 2020, a organização União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) denunciou o estadunidense Andrew Tonkin, ligado à Missão Novas Tribos, que reuniu indígenas convertidos para fazer uma expedição ao Igarapé Lambança, território habitado por indígenas não contatadoTonkin é alvo de dois inquéritos por tentativa de invasão a terras indígenas no Vale do Javari, entre 2014 e 2019.

A congregação é a mesma que Ricardo Lopes Dias, ex-coordenador de Índios Isolados do governo Bolsonaro. Lopes Dias foi afastado do cargo após denúncias das comunidades indígenas relatando tentativa de promover uma missão, sem comunicação prévia e sem realizar quarentena, no Vale do Javari.

*AUTOR - Repórter investigativo do InfoAmazonia em parceria com o Report for the World, que aproxima redações locais com jornalistas para reportar assuntos pouco cobertos em todo o mundo. Tem foco na cobertura política, transparência pública, jornalismo de dados e questões ambientais. Em mais de uma década de atuação, já colaborou como freelancer para diversas publicações, como Estadão, Folha de S. Paulo, Revista Piauí, Intercept Brasil, Congresso em Foco, Agência Pública, entre outros.

sexta-feira, 17 de junho de 2022

EUA autorizam vacinas contra a Covid-19 da Pfizer e Moderna para bebês e crianças pequenas.

Fonte: https://www.diariodepernambuco.com.br 

A Agência de Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) autorizou em caráter de urgência nesta sexta-feira (17) as vacinas da Pfizer e Moderna contra a Covid-19 em bebês e crianças pequenas, abrindo caminho para as primeiras injeções na próxima semana. A vacina do laboratório Moderna, em duas doses, está autorizada em caráter de urgência para crianças de entre seis meses e cinco anos.

A da Pfizer, em três doses, deve ser aplicada em crianças de seis meses a 4 anos. Esta é a última faixa etária que ainda não havia recebido proteção nos Estados Unidos.

A FDA também aprovou, ao mesmo tempo, a vacina da Moderna para crianças e adolescentes de entre 6 e 17 anos. A da Pfizer já estava autorizada desde os 5 anos.

"Muitos pais, cuidadores e médicos estão esperando por uma vacina para crianças mais novas, e essa ação protegerá crianças de 6 meses de idade ou mais", comentou o diretor da FDA, Robert Califf, em um comunicado à imprensa.

"Como vimos em faixas etárias mais avançadas, essas vacinas para crianças mais novas fornecerão proteção contra os casos mais graves de Covid-19, como hospitalizações e mortes", apontou.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) precisarão agora recomendar essas vacinas antes que as inoculações comecem.

Essa autorização final será concedida após uma reunião de especialistas membros de um comitê consultivo, que acontece nesta sexta-feira e sábado.

Mas o governo dos Estados Unidos havia indicado que, assim que a FDA publicasse sua decisão, cerca de 10 milhões de doses poderiam começar a ser enviadas antecipadamente para os quatro cantos do país e milhões mais nas próximas semanas.

De acordo com uma estimativa preliminar, a vacina Pfizer-BioNTech tem 80% de eficácia contra as formas sintomáticas da doença. Mas esse número é baseado em um pequeno número de casos positivos, disse a FDA.

A da Moderna demonstrou ser 51% eficaz em bebês de seis meses a menos de 2 anos e 37% eficaz em crianças de dois a cinco anos.

Os números são consistentes com a eficácia observada em adultos contra a variante ômicron, segundo a agência americana. No entanto, a vacina continua protegendo bem contra casos graves de Covid-19.

NOVO AUMENTO DA GASOLINA E DO DIESEL.


Fonte: O Globo.

A Petrobras anunciou hoje o aumento no preço da Gasolina em 5,18% e o no preço do Diesel em 14,26%. A gasolina na refinaria sairá a R$ 4,06, aumento de 20 centavos e o Diesel de R$ 4,91 para R$ 5,61.

Esse aumento corresponde apenas a parte da margem de lucro da estatal e não está incluído ainda a parte da revenda. Por isso, o peso na bomba deverá ser ainda maior, afirmam representantes do setor sob condição de anonimato.

No IPCA, o índice oficial da inflação, o aumento de 5,18% na gasolina e de 14,25% no diesel, anunciado pela estatal, o peso deve ser diluído entre os meses de junho e julho. Segundo um representante do setor, "os aumentos já estavam sendo esperados e por isso grande parte do setor como um todo já está com tudo pronto para virar os preços".

Warriors derrota o Celtics e garante seu sétimo título da NBA.



A volta dos que não foram: Golden State Warriors faz história e é 1º time a ir de pior campanha ao título em 3 temporadas.

O Warriors fechou a série de jogos finais com quatro vitórias contra os Celtics, garantindo assim mais um caneco da liga mais importante do basquete mundial. O time de Stephen Curry, que conquistou seu quarto título com a equipe, se tornou campeão da NBA pela sétima vez em sua história.

STJ proíbe município de gastar R$ 700 mil com shows de Bruno e Marrone e Sorriso Maroto.

Fonte: CNN Brasil

O presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins (foto), proibiu a realização dos shows da dupla sertaneja Bruno e Marrone e da banda de pagode Sorriso Maroto previstos na 17ª Festa do Cacau, que acontece até o próximo sábado (18) em Urucurituba, município de 24 mil habitantes localizado a 218 km de Manaus.

O ministro acatou um pedido feito pelo Ministério Público do Amazonas, que alegou desproporção entre a condição financeira do município e os valores a serem gastos com os shows: R$ 500 mil para a dupla e R$ 200 mil para a banda de pagode.

“A realização dos shows causará lesão à ordem pública administrativa local, dada a precariedade dos serviços prestados à população e o altíssimo custo dos shows. Portanto, em termos de interesse processual, a medida de suspensão tem total cabimento”, disse o ministro.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/noticias/stj-proibe-municipio-de-gastar-r-700-mil-com-shows-de-bruno-e-marrone-e-sorriso-maroto/

Caso Bruno Pereira e Dom Phillips, entenda o desfecho.


Fonte: G1
A Polícia Federal informou na quarta-feira (15) que o pescador Amarildo da Costa Oliveira, conhecido como Pelado, tinha afirmado que o indigenista Bruno Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips, desaparecidos no dia 5 na região amazônica do Vale do Javari, foram assassinados. O irmão dele, Oseney da Costa Oliveira, de apelido Dos Santos, também está preso por envolvimento no caso.

O superintendente da PF no Amazonas, Eduardo Alexandre Fontes, afirmou que Pelado apontou a localização dos corpos, que teriam sido esquartejados e após tentativa de incendiá-los. As equipes de buscas fizeram escavações e, segundo Fontes, encontraram "remanescentes humanos".

O ponto é de difícil acesso e fica a cerca de 3 km do local onde itens pessoais do indigenista e do jornalista haviam sido encontrados dias antes. O material foi enviado à perícia para identificação em Brasília.

As investigações continuam. Ainda não está claro porque Bruno e Dom foram assassinados. Eles faziam uma expedição de barco pelo Vale do Javari, terra indígena ameaçada por garimpeiros, pescadores ilegais, madeireiros e traficantes de drogas.