A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional realizou ontem (06/11), na Câmara dos Deputados, o VI Simpósio Amazônia: Desenvolvimento Regional Sustentável das Regiões Norte e Nordeste. O evento acontece todo ano, desde 2007, objetivando colocar os temas tratados pela Comissão na pauta nacional.
Os deputados Francisco Praciano (PT/AM) e Henrique Afonso (PV/AC) coordenaram a Primeira Mesa de Debates, que discutiu o tema “Economia Verde Inclusiva”. Ao iniciar os trabalhos dessa Mesa, o deputado Francisco Praciano destacou a importância da Zona Franca de Manaus para a manutenção da floresta “em pé” na Amazônia e ressaltou que a região precisa de um orçamento proporcional à sua grandeza territorial e ao tamanho de suas dificuldades: “Não basta a Amazônia estar na pauta de discussão ambiental do mundo todo se não estiver na pauta orçamentária do estado brasileiro”, disse o deputado.
Participaram do Simpósio, como palestrantes, o Pesquisador Senior do Instituto do Homem e Meio Ambiente (IMAZON), Paulo Barreto, o coordenador de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Aloísio Lopes Pereira de Melo, o Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA, Jorge Hargrave, o Diretor Executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Paulo Moutinho e o Coordenador do programa de pós-graduação da Faculdade de Tecnologia da UFAM, professor Waltair Vieira Machado, dentre outros.
Os ambientalistas, pesquisadores e parlamentares presentes ao Simpósio defenderam a adoção de ações governamentais para desenvolver a economia verde no Brasil. O presidente da Comissão, deputado Wilson Filho (PMDB-PB), disse que, ao final do encontro, a Comissão enviará uma carta à presidente Dilma Rousseff com sugestões para o desenvolvimento sustentável das regiões Norte e Nordeste. “O diálogo e entendimento são os meios mais eficazes para bons resultados”, afirmou o parlamentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário