O deputado José Ricardo Wendling (PT) comentou sobre a preocupação em torno da Zona Franca de Manaus (ZFM), diante da minirreforma tributária em tramitação no Congresso Nacional, que dentre outros itens, pretende reduzir as alíquotas de arrecadação do ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) entre os estados do País, que hoje é de 12%.
“Se houver essa mudança, novas empresas pensarão duas vezes antes de se instalar na Polo Industrial de Manaus, porque não perderemos vantagens comparativas, por meio de incentivos fiscais e isenção de impostos. Além disso, as empresas locais reduzirão seus níveis de produção e diminuindo a arrecadação estadual que também vai para os municípios do Estado”, alertou José Ricardo.
Para ele, esse é um bom motivo para que os governantes locais, bem como os parlamentares do Amazonas, mobilizem-se em Brasília. “Vejo poucos debates locais sobre essas ameaças tão nocivas a nossa economia”, disse ele, enfatizando que o Governo também deve investir em outras alternativas econômicas para a região, como ciência e tecnologia, pesquisas e produtos regionais.
O parlamentar criticou ainda a atual mobilização de deputados para aumentar o número de deputados federais e estaduais. “Temos assuntos muito mais urgentes do que esse. Porque a bancada federal pouco se reúne e se manifesta, como ainda a Assembleia vem fazendo poucos debates. Há tempos, não temos o grande expediente. Para que mais deputados?”, questionou.
Ele ressaltou que o Estado precisa de mais professores, mais defensores públicos, mais psicólogos e assistentes sociais nas escolas, mais juízes e promotores e mais médicos para atender, principalmente, interior do Amazonas.
Fonte: Assessoria de Comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário