No próximo dia 1º de outubro, comemoramos o Dia Nacional do Idoso. O Brasil possui 21 milhões de pessoas idosas, cerca de 8% da população. O aumento do número de idosos deve-se ao aumento da expectativa de vida da população brasileira, que hoje vive, em média, 72 anos, sendo que as mulheres vivem mais (76 anos) e os homens menos, 69 anos; e ao decréscimo do número de filhos pelas famílias. Estima-se que daqui a 20 anos a população com mais de 60 anos aumente em 15%. Boas notícias!
Diz o artigo 3º da Lei do Estatuto do Idoso que é obrigação da família, da comunidade e dos governos assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, à liberdade, ao esporte, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. Infelizmente, a atenção à pessoa idosa ainda não é prioridade absoluta nos governos e na sociedade.
Os problemas na atenção aos idosos ainda são muitos: a família não presta boa atenção, sofrendo maus-tratos e discriminação; há problemas com falta de calçadas não adaptadas; e mesmo vagas de estacionamentos prioritários não são respeitadas. Também sofrem na área da saúde, sem atendimento médico especializado e lutando em busca de exames, tratamentos e cirurgias.
Instituições da sociedade e voluntários trabalham pelo cumprimento dos direitos das pessoas da melhor idade, como a Pastoral da Pessoa Idosa, fundada pela Drª Zilda Arns (também fundadora da Pastoral da Criança) e que luta para melhorar a vida dos idosos nos bairros, nos conselhos, nas casas de abrigos, além de denunciar maus-tratos nas delegacias especializadas. Por isso, merecem minha parabenização.
São Vicente de Paulo, patrono dos idosos, passou a sua vida visitando os presos, os idosos desamparados e as crianças jogadas nas ruas e nas sarjetas da intolerância. Que nos inspiremos em São Vicente para que cada um faça a sua parte, começando em casa no cuidado com os seus idosos, porque todos nós seremos os idosos de amanhã.
* Economista e deputado estadual pelo PT
E-mail: deputado.josericardo@aleam.gov.br
(Publicado no Jornal Dez Minutos em 28 de setembro de 2012).
Nenhum comentário:
Postar um comentário