Acessos

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

José Ricardo promove Sessão Especial em homenagem aos 60 anos do Inpa


Às 10h desta quinta-feira (4), será realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) Sessão Especial em comemoração aos 60 anos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). A autoria da homenagem é do deputado José Ricardo Wendling (PT).

A homenagem justifica-se pelo importante papel do Inpa no desenvolvimento de pesquisas que ajudam a mudar a realidade sócio-econômica da Amazônia. “O Instituto é referência mundial em Biologia Tropical, com estudos e pesquisas científicas voltadas ao desenvolvimento e à melhoria das condições de vida da região, contribuindo com informações relevantes sobre os ecossistemas, particularmente quanto à origem, preservação e uso sustentável da biodiversidade”, disse o deputado.

A agenda de pesquisa do Inpa é bastante diversificada, sendo atualmente composta por cerca de 550 projetos, com focos nas áreas da biodiversidade, da tecnologia e inovação, da dinâmica ambiental e da sociedade, ambiente e saúde. Suas pesquisas tecnológicas têm como objetivo principal a geração de oportunidades de renda e trabalho para a população a partir do uso sustentado dos recursos naturais da região.

Até o momento, o Inpa tem registradas mais de 60 patentes de produtos e processos, dos quais 35% estão inseridas na área de tecnologia de alimentos, 22% em produtos florestais, 17% em ciências da saúde e as demais nas áreas da agricultura, produtos naturais e outras áreas estratégicas.

Para a Sessão Especial, foram convidados, dentre outros órgãos e entidades: Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), Secretaria de Produção Rural (Sepror), Secretaria de Estado do Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do amazonas (UEA), Comando Militar da Amazônia (CMA) e Petrobras. 

Fonte: Assessoria de Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário