Acessos

segunda-feira, 7 de março de 2011

II Seminário Sobre Povos Tradicionais, Fronteiras e Geopolítica na América Latina: Uma proposta para a Amazônia


A Universidade Federal do Amazonas/UFAM, através do Departamento de Antropologia/ICHL, do Programa de Pós – Graduação em Antropologia Social/Museu Amazônico em parceria com o Instituto de Ciências Humanas e Letras – ICHL, a Pró-Reitoria de Extensão e Interiorização – PROEXTI , Instituto Nacional de  Pesquisa Brasil Plural,  Universidade Federal de Santa Caratina/UFSC e com o apoio da SEMASDH, FAPEAM  e CAPES estarão realizando o II Seminário Sobre Povos Tradicionais, Fronteiras e Geopolítica na América Latina: Uma proposta para a Amazônia.
O evento ocorrerá no período de 21 a 23 de março de 2011, nos Auditórios Rio Negro e Rio Solimões – ICHL - Setor Norte/UFAM, em Manaus/Amazonas.
O Seminário refletirá sobre povos tradicionais, fronteiras e geopolítica na América Latina focalizando uma proposta para a Amazônia, a partir dos aportes de pesquisadores estrangeiros e nacionais, acadêmicos, estudantes, representantes dos poderes públicos, organizações da sociedade civil e público em geral interessado na temática em questão. Pretende estimular a cooperação técnico-científica entre universidades latinoamericanas em nível interinstitucional e interdisciplinar e fortalecer a Pós-Graduação em Antropologia Social no Estado do Amazonas. Propõe-se também refletir e avaliar criticamente ferramentas conceituais e teorias da antropologia e a sua pertinência para o conhecimento sobre a Amazônia e suas populações.
A mesa de abertura será realizada no dia 21, às 8 horas e 30 min, nos Auditórios Rio Negro e Rio Solimões – ICHL - Setor Norte/UFAM, em Manaus/AM. Entrada é livre.
As inscrições para o evento serão limitadas. Ocorrerão no período de 01 a 15 de março e devem ser efetuadas pelo e-mail: 2seminariopovostradicionais@gmail.com
Aqueles que efetivarem sua inscrição e comparecerem a, no mínimo 75% das atividades, receberão certificado. Acesse a ficha de inscrição e a programação do evento no site  www.ppgas.ufam.edu.br
Outras informações pelo e-mail 2seminariopovostradicionais@gmail.com  e no telefone (92) 9177 3448.

Um comentário:

  1. O Estado de Roraima, situa-se ao extremo Norte do Pais e possui em sua area geografica cerca de 48% de Terras Indigenas Acomodando 10 (dez) etinias(Macuxi, Wapixana, Taurepang, Wai Wai, Yanomami, Sapará, Ingaricó, Patamona, Waimiri Atroari e Yekuana) distribuida em aproximadamente 500 comunidades, com uma população aldeada de aproximadamente de 30.000 (trinta mil) a area acima especificada limita-se ao estremo Norte/nodeste com os Paises da Venezuela e Goina Inglesa ao sul/sudeste com os estado do Pará e Amazonas.
    O governo do Estado de Roraima, com intuito de melhor apoiar as comunidades, criou no ano de 2002, uma Secretaria Especifica para cuidar dos assunto que desrespeito as populações indigenas.
    No entanto, a tematica que irá ser abordada no II Seminario e de fundamenta importancia para uma melhor atuação do Governo do Estado para com as comunidades indigenas

    ResponderExcluir