Vereador Waldemir José visita sistema de transporte de Fortaleza
O transporte coletivo da cidade de Fortaleza é referência nacional. Ao ser comparada com outras capitais de mesmo porte e que possuem sistema integrado, a capital cearense tem a menor tarifa de ônibus. Ação como essa amplia o número de usuários e desperta o conhecimento de representantes de outros estados.
Sexta-feira (20/05), a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (ETUFOR) recebeu a visita do vereador de Manaus, Waldemir José (PT), que demonstrou interesse ao conhecer as políticas voltadas à mobilidade urbana do município, dentre as quais se destacam a gratuidade para pessoas com deficiência, a meia ilimitada para estudantes, o serviço de táxi acessível, a Hora e a Tarifa Social.
Durante a visita, a Diretoria Técnica da ETUFOR mostrou como é elaborada a planilha de cálculo da tarifa e apresentou os benefícios conquistados na gestão da prefeita Luizianne Lins. Na oportunidade, técnicos do órgão acompanharam o vereador aos terminais de integração.
Fonte: Assessoria de comunicação
EM DEBATE A HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL COMO POLÍTICA PÚBLICA
Durante tribuna popular realizada na Câmara Municipal de Manaus – CMM no início de Maio, o Fórum Amazonense de Reforma Urbana - FARU, que congrega 22 entidades entre movimentos de moradia, associação de moradores, cooperativas e entidades de defesa dos direitos humanos, apresentou para os vereadores presentes, que a cidade de Manaus merece discutir, elaborar e implementar uma Política de Habitação de Interesse Social - HIS.
Marcos Brito e Adnamar Santos assessores do FARU, apresentaram a triste realidade da qual vivem famílias sem teto na cidade de Manaus, se na década de 70/80 tínhamos uma crise habitacional na cidade, hoje convivemos com uma crise urbana.
Diante dos graves problemas sociais e de urbanidade que convive seus cidadãos na cidade de Manaus, o FARU apelou aos vereadores, que apreciem matérias da política urbana e habitacional para cidade, entre elas da efetivação da lei federal 11.124/2005 que constitui da criação do conselho municipal das cidades, do fundo municipal de HIS e do seu conselho gestor.
A questão da moradia em áreas irregulares, as chamadas “invasões”, tem levado os moradores a serem tratados como “criminosos”.
Criminosa é a cidade não ter de fato uma política de planejamento de ocupação do solo urbano, programas e projetos que possibilite o acesso à terra urbanizada para famílias de baixa renda.
Fonte: Assessoria do Fórum Amazonense de Reforma Urbana.
José Ricardo participa do lançamento do Fórum Estadual de Combate à Corrupção
O deputado José Ricardo (PT), como um dos fundadores do movimento, participa do lançamento do Fórum Estadual de Combate à Corrupção, que será marcado com mobilização social em dois momentos: às 9h, no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), e às 16h, na Praça da Matriz, com panfletagem e conscientização popular.
No Amazonas, José Ricardo é autor do Projeto de Lei que institui o 9 de dezembro como “Dia de Luta contra a Corrupção”, como ainda é de sua autoria o Projeto conhecido como “Ficha Limpa Estadual”, que veda a contratação de secretários e cargos comissionados por pessoas que estejam enquadradas na Lei do Ficha Limpa, e o Projeto que proíbe repasses financeiros do Estado a entidades ligadas a políticos.
De acordo com ele, a corrupção é uma grande preocupação social, por conta dos prejuízos que causa à população. Ele cita o relatório da Controladoria Geral da União (CGU), que coloca o Amazonas em primeiro lugar no ranking em ações ajuizadas, com base em condenações do Tribunal de Contas da União (TCU).
Fonte: Assessoria de Comunicação
Esquerda precisou aprender “lição básica” para avançar, diz Lula
No 17º encontro do Foro de São Paulo, em Manágua, o ex-presidente do Brasil e membro fundador do Foro, Luiz Inácio Lula da Silva, convidou as forças de esquerda latino-americanas a seguir fortalecendo as alianças políticas, promovendo ao mesmo tempo processos unitários e integracionistas.
Lula lembrou que em 1990, quando o Foro foi criado, a esquerda latino-americana estava profundamente dividida. “Ainda não havíamos aprendido uma lição básica que permitiria à esquerda chegar ao poder: é preciso unir as diferenças para derrotar os antagônicos”.
Segundo ele, o processo empreendido para superar a desconfiança e construir uma relação democrática entre as forças de esquerda culminou em uma modificação do panorama político do continente. “Precisamos valorizar as conquistas alcançadas nestes 20 anos, porque nosso continente passou por um verdadeiro furacão de democracia”, assinalou Lula.
O ex-presidente brasileiro aproveitou a ocasião para apresentar exemplos de resultados alcançados em seus oito anos de governo (2002-2010). “Nos disseram repetidas vezes que primeiro é preciso fazer a economia crescer e só depois distribuir a riqueza. Nós demonstramos o contrário: é preciso distribuir a riqueza para que a economia cresça”, afirmou.
Entre as principais conquistas de seu governo, disse Lula, estão o aumento de 62% do salário mínimo, a geração de 15,3 milhões de empregos formais e a desapropriação de 47 milhões de hectares de terra.
Fonte: Rede Brasil Atual
MEC publica edital do ENEM 2011
O Globo
RIO - O Ministério da Educação (MEC) publicou quinta-feira (19) no Diário Oficial da União o edital com as regras do Exame Nacional do Ensino Médio 2011 (Enem). O exame será aplicado neste ano nos dias 22 e 23 de outubro. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet a partir a próxima segunda-feira (23) às 10h, até o dia 10 de junho às 23h59m. A taxa de inscrição é de R$ 35. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao MEC responsável pela organização do Enem, espera um total de 6 milhões de inscritos nesta edição do exame.
Inscrição
No ato de inscrição, o candidato deve fornecer o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o seu número do documento de identidade (RG). Estudantes com necessidades especiais deverão informar no ato da inscrição sua situação. Quem for usar o Enem para obter a certificação de conclusão do ensino médio deverá indicar uma das instituições certificadoras que estará autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados.
No ato de inscrição é emitida uma guia que deve ser paga em uma agência bancária até o dia 10 de junho. O pedido de isenção de taxa deve ser feito durante a inscrição. Podem solicitar o benefício, alunos que vão concluir o ensino médio em 2011 em escola da rede pública, pessoas que comprovem baixa renda familiar.
O candidato deverá guardar número da inscrição e a senha. Elas são indispensáveis para todo o processo do Enem, como inscrição, realização da prova, obtenção dos resultados e participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O Comprovante da Inscrição estará disponível no site do Inep.
São Paulo registra 1º pedido de casamento gay
LUCIANO BOTTINI FILHO - FOLHA
Luiz Ramiris, 51, e Guilherme Amaral Nunes, 25, formalizaram sexta-feira (20/05), o primeiro pedido, no Estado de São Paulo, de conversão de união estável de pessoas do mesmo sexo em casamento.
A apresentação dos documentos foi feita no 34º Cartório de Registro Civil de Cerqueira César, na região central de São Paulo.
O cartório na rua Frei Caneca, conhecida por ser um reduto gay, é um dos três registros civis da cidade que aceitam converter esse tipo de união em casamento, segundo levantamento da Folha, após o Supremo Tribunal Federal ter reconhecido que casais homossexuais também formam famílias.
A decisão do STF, de 5 de maio, não menciona diretamente que gays agora podem converter a união estável em casamento. Isso quer dizer que o pedido do casal ainda poderá ser negado. No casamento, as pessoas mudam de estado civil, enquanto na união estável não há essa mudança.
Ramiris e Nunes esperam que o casamento resolva algumas coisas. "Queremos comprar um imóvel e resolvemos casar para facilitar a questão do financiamento", afirmou Ramiris, o Lula.
FOPAAM realiza Curso de Iniciativas Negras: Trocando Experiências na Região Amazônica
O Fórum Permanente de Afrodescendente do Amazonas - FOPAAM em parceria com a Universidade Federal do Ceará – Campus Cariri, realiza Curso de Extensão: Iniciativas Negras – Trocando Experiências na Região Amazônica, nos dias 23, 24 e 25 de maio de 2011, no Auditório do CEFAM - Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus, localizado na Avenida Joaquim Nabuco Nº 1023 – Centro.
Este ano de 2011 é dedicado aos Afrodescendentes do Mundo inteiro, compromisso esse assumido e decretado pela ONU, que em uma de suas Convenções se sensibilizou com a vida dos africanos e seus descendentes vitimados por conta de um racismo cultural perpetuado.
A solenidade de Abertura se dará no dia 23 de maio às 18h. Participe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário