Acessos

sexta-feira, 20 de maio de 2011

MORADIA POPULAR EM PAUTA


A União Nacional por Moradia Popular foi às ruas, neste 19 de maio de 2011, para reafirmar a luta pelo Direito à Moradia e à Cidade, na defesa da participação popular, da reforma urbana e da autogestão nas políticas públicas.

Vinte e duas entidades e movimentos de moradias, famílias de áreas de risco filiadas a União Estadual por Moradia Popular e ao Movimento Nacional de Luta pela Moradia - MNLM permaneciam em concentração desde as 07:30 horas. Em pauta o direito à moradia e à cidade.

O ato teve inicio às 08h00mm, foi realizado na praça do Congresso uma grande tribuna popular, com manifestação dos participantes, lideres comunitários, dirigentes da União Nacional e do Movimento Nacional, de entidades de Direitos Humanos da Arquidiocese de Manaus, do Fórum Amazonense de Reforma Urbana e também de vereadores e de Assessores do senador João Pedro - PT que estiveram presente apoiando o ato de mobilização nacional no Amazonas.

Cristiane Telles dirigente da UNMP na abertura oficial do ato, conclamou a todos dizendo que a presente mobilização “é para demonstrar o compromisso e a responsabilidade que os movimentos de moradia do estado do Amazonas e da cidade de Manaus tem, desejamos a implementação do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social – SNHIS em nosso estado”. Neila Gomes dirigente do MNLM disse que “a luta pela moradia deve ser uma conquista dos movimentos, com participação e controle social". Agnaldo coordenador do Movimento sem Teto do Norte – MSTN, saudou as famílias do acampamento José Alencar, disse que “ 1500 famílias estão assentadas na ocupação, esse é um primeiro momento para de fato ter moradia para as famílias. O vereador Ademar Bandeira – PT que também esteve presente, disse que “o ato representa a angustia das famílias que não tem moradia. Adnamar Santos representante da Cáritas e da Coordenação do Fórum Amazonense de Reforma Urbana, lembrou que “o quanto é importante ter os instrumentos políticos e jurídicos fruto de muitas lutas do movimento popular, a implementação do SNHIS/FNHIS é de grande importância para nós e para o poder público, na próxima semana iremos entrar com representação no Ministério Público Estadual, denunciando a Prefeitura de Manaus que criou um conselho de faz de conta e que indicou todos os membros para o conselho e para o fundo de HIS deixando de fora os movimentos de moradia, da mesma forma também estaremos nos manifestando em audiência Pública na Assembléia Legislativa do Estado, para cobrar a criação do Conselho Estadual e da elaboração do Plano Habitacional para o estado, lembrou do compromisso assumido pelo Governador Omar Aziz durante sua participação na 4ª Conferência Estadual, realizada em março de 2010, de criar o presente conselho com os preceitos democráticos” concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário