Acessos

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

José Ricardo diz que Dia Estadual de Combate à Corrupção deve ser de reflexão e de luta para acabar com esse mal social

José Ricardo destaca projeto Ficha Limpa e Dia de Combate à Corrupção
José Ricardo Wendling (PT)
O deputado estadual José Ricardo Wendling (PT) pronunciou-se nesta quinta-feira (6) sobre a Lei nº 3.631/11, de sua autoria, que transforma o 9 de dezembro no Dia Estadual de Combate à Corrupção, que passou a vigorar no Estado desde junho do ano passado. A data está em sintonia com o Dia Mundial de Combate à Corrupção, uma referência à assinatura da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, ocorrida na cidade mexicana de Mérida, em 9 de dezembro de 2003, onde mais de 110 países assinaram a Convenção, que entrou em vigor no dia 14 de dezembro de 2005.

A corrupção é uma grande preocupação social, por conta dos prejuízos que causa à população. E no Amazonas não é diferente, já que o Estado aparece em primeiro lugar no ranking de corrupção, com base em relatórios da Controladoria Geral da União (CGU).

Para o deputado, a data é um estímulo ao debate e à reflexão deste que é um dos mais complexos temas da sociedade atual. “Digo isso por que a corrupção não está somente nos grandes desvios de dinheiro público, mas em cada lugar onde uma pessoa quer tirar vantagem sobre a outra ou burlar as normas que regem a sociedade”, declarou, ressaltando que a sociedade deve assumir sua parte de responsabilidade na promoção de práticas éticas, na preservação da confiança e para que não haja desvio de recursos públicos que poderiam ser investidos em mais ações para a melhoria de vida da sociedade. “E essa prática inicia no acompanhamento das obras públicas, na fiscalização e na denúncia, sempre que houver indícios de corrupção”.

Ele enalteceu ainda uma proposta de Decreto Federal da presidenta Dilma que proíbe a contratação de “fichas sujas” em cargos de confiança do funcionalismo público federal, em sintonia com a Lei Nacional da Ficha Limpa. “Uma iniciativa louvável, também de combate à corrupção, assim como já vêm fazendo várias Assembleias Legislativas do País”, disse ele, que é autor da Lei Estadual que proíbe “fichas sujas” de serem contratados em órgãos públicos estaduais, em conjunto com os deputados Marcelo Ramos (PSB), Luiz Castro (PPS) e Tony Medeiros (PSL).

Fonte: Assessoria de Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário