A ação foi acompanhada ainda pelo Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb).
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) vai fazer o mapeamento da praia da Ponta Negra. O estudo foi um pedido dos vereadores que participaram de uma inspeção no local na tarde deste domingo (4).
Os parlamentares querem saber as causas das 12 mortes por afogamento ocorridas após as obras de aterramento da área. Também ficou acertado que a empresa Mosaico, responsável pela construção da praia artificial, encaminhe ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea) o projeto da obra.
A ação foi acompanhada ainda pelo Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb).
Conforme a técnica de geociência do CPRM, Alice Amorim, o estudo deve começar a partir de quarta-feira (7) e o laudo fica pronto em uma semana. "Vamos fazer uma batimetria para avaliar como está o solo", adiantou a profissional.
A engenheira civil da Seminf, Zilda Fernandes, negou que a obra tenha qualquer relação com as mortes no local e afirmou que as correções feitas na praia são serviços de manutenção.
Durante a visita, os banhistas pediram para conversar com os vereadores e cobraram a presença de médicos para primeiros socorros.
A inspeção foi solicitada pela Comissão de Serviços Públicos da CMM. A presidente da comissão, Socorro Sampaio (PP), afirmou que pedirá mais providências. “Vamos solicitar que a Prefeitura faça uma campanha de conscientização dos banhistas, além de um sistema de som na área para orientar as pessoas. Também vamos solicitar maior presença da PM”, afirmou.
O vereador Waldemir José (PT) solicitou mais fiscalização. Ele destacou que, devido o fluxo de pessoas, é necessário um posto policial permanente. "É preciso ter um instrumento de saúde que dê conta da demanda. O posto policial é importante uma vez que o alcoolismo é apontado como principal motivo das mortes", disse o parlamentar.
Isaac Tayah (PSD), presidente da Câmara Municipal de Manaus, afirmou que a inspeção vai colaborar com a redução de acidentes na Ponta Negra. "Essa ação servirá para que possamos ter uma resposta definitiva para o problema de afogamento na Ponta Negra".
Além de Waldemir José e Isaac Tayah, estavam na visita os vereadores Elias Emanuel (PSB) e Socorro Sampaio (PP) e os deputados estaduais José Ricardo (PT)e Conceição Sampaio (PP).
Mortes
O último afogamento na Ponta Negra ocorreu no dia 28 de outubro, com a morte de Erison da Silva Costa, 18. A tia dele, a autônoma Dôra Silva, 44, estava na inspeção dos vereadores e negou que o jovem estivesse alcoolizado quando se afogou. “Eu quero que tomem providências. Meu sobrinho não estava alcoolizado. Foi negligência”, afirmou.
Fonte: http://www.d24am.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário