Só domingo, 4, segundo dia, foram eliminados e retirados das salas de exame 26 candidatos.
O número de estudantes eliminados por postarem fotos dos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chegou a 63, de acordo com informações do Ministério da Educação. A equipe da pasta monitorou redes sociais durante todo o fim de semana.
Só este domingo, 4, segundo dia, foram eliminados e retirados das salas de exame 26 candidatos. No sábado, 3, primeiro dia, foram eliminados e retirados 37 estudantes. Os casos foram registrados em várias unidades da Federação.
Uma equipe de 15 funcionários, cada um com seu monitor, acompanhou as postagens nas redes sociais durante a aplicação do Enem. Segundo a assessoria do Inep, a Polícia Federal manteve uma equipe de plantão que trabalhou junto com o instituto.
O foco foram as mensagens publicadas no Twitter e no Facebook, que pudessem comprometer o exame. No sábado de manhã, uma postagem com informação falsa sobre o cancelamento do Enem chegou a ser publicada. A PF e o Ministério da Educação identificaram o autor.
Durante a aplicação do exame, de acordo com o item 12.3 do edital do Enem, o participante não pode, sob pena de eliminação, portar dispositivos eletrônicos como máquinas, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, i-pods, pen-drives, mp-3, gravadores, relógios, alarmes ou qualquer espécie de receptor ou transmissor de dados e mensagens. O candidato também não pode fazer nenhuma espécie de consulta ou comunicar-se com outros participantes durante as provas. Não é permitido portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos e anotações.
O edital ainda prevê, no item 12.5, que o participante deve guardar, antes do início da prova, na embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador de provas, itens como telefone celular, desligado, outros equipamentos eletrônicos, também desligados, e demais objetos não permitidos. As informações são da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).
Nenhum comentário:
Postar um comentário