Os pinheiros (gênero Pinus e outras coníferas) concentram-se principalmente em regiões de clima temperado e boreal do Hemisfério Norte, com grandes extensões de florestas na Rússia, Canadá e Estados Unidos.
Essas árvores são típicas de florestas boreais e montanhosas da Europa, América do Norte e Ásia temperada, onde encontram condições ideais de baixa temperatura, boa umidade e solos adequados.
A distribuição geográfica:
- Rússia e Europa: O pinheiro-silvestre, por exemplo, estende-se da Europa Ocidental ao extremo leste da Rússia, cobrindo vastas áreas e diferentes altitudes, desde o nível do mar na Escandinávia até altas montanhas no Cáucaso. Portugal e Itália também possuem espécies nativas de pinheiros, como o pinheiro-manso.
- América do Norte: Os Estados Unidos e o Canadá possuem vastas florestas de pinheiros (pinus), que são nativos dessas regiões e, em alguns casos, foram introduzidos em outras partes do mundo.
- Ásia: A China possui espécies de pinheiros nativos, como o pinheiro coreano, que são importantes para o reflorestamento e a indústria madeireira.
- América do Sul: No Brasil, o pinheiro-brasileiro (araucária) concentra-se principalmente na região Sul, em áreas de floresta ombrófila mista, e também pontualmente em São Paulo e Minas Gerais. No Chile e na Argentina, existem outras espécies nativas de araucárias, como a Araucaria araucana.
Globalmente, a Rússia é o país com a maior área de florestas totais, que incluem extensas florestas de coníferas.
Fonte: Geografia Online.

Nenhum comentário:
Postar um comentário