O deputado José Ricardo (PT) participou, na manhã desta segunda-feira (12), da Audiência Pública para tratar sobre o abastecimento de água em Manaus, na Assembleia Legislativa. Ele declarou que o sistema é deficiente e que a empresa concessionária não cumpre o contrato, levando a entender que água não dá lucro. "Privatizaram o serviço de água desde 2000 e até agora há um desrespeito muito grande com a população. Falta água até em bairro onde o sistema está consolidado".
José Ricardo questionou a falta do ex-governador Eduardo Braga nessa Audiência, já que foi ele quem tomou para si a responsabilidade de construir o Programa Água para Manaus (Proama), apesar desse serviço ser assunto municipal, mas que até hoje não foi concluído. O Governo Federal, inclusive, liberou R$ 360 milhões para o Programa levar água para as zonas Norte e Leste da cidade. "Quem vai administrar o Proama? Quem vai assumir essa dívida: prefeitura, empresa ou Governo? A concessionária vai usufruir do Proama sem investir nada? Quem criou essa situação é que deveria estar aqui para responder todas essas indagações".
Outro questionamento: não haverá mais investimento em esgoto? Porque a meta era que até o final do ano passado 50% da cidade estivesse coberta com coleta e tratamento de esgoto, bem como água em quase 100% da capital. "Promessa e contrato não cumpridos", disse o parlamentar.
E criticou a não participação da nova administração municipal. "Era para estar aqui também representantes do novo prefeito eleito, para esclarecer como pretendem resolver esses impasses. Ou então teremos que fazer um novo debate em 2013", concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário