Acessos

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Henrique Oliveira, o candidato orelha

Frederico A. Passos - fred_passos@yahoo.com.br

Em entrevista recente ao jornal A Crítica, o deputado federal Henrique Oliveira, candidato a prefeito de Manaus, disse que se fosse eleito deixaria a cidade “um brinco”. E isso sem furar a cidade!

Mas, na minha modesta opinião, talvez a campanha de Henrique Oliveira seja a mais animada do horário eleitoral gratuito de TV. Com três minutos e alguns segundos, Henrique tem dedicado parcela desse tempo a exibir seus beijos nos eleitores e nas crianças e a tirar sarro dos outros candidatos a prefeito. Seu programa de TV parece mais um quadro do Zorra Total! Nunca vi um candidato beijar tanto quanto este Henrique! Nunca vi um candidato pegar tantas crianças no colo quanto este Henrique!
Henrique Oliveira era um simples apresentador de TV até 2008, quando se elegeu vereador, com 35.518 votos, o mais votado daquele pleito. Nessa época, o candidato apresentava o programa “Fogo Cruzado”, que seguia a fórmula de outros programas comandados por desconhecidos e que depois se deram bem na política (Sabino, irmãos Souza, irmãs Sampaio, Marcos Rotta etc), mesclando assistencialismo, exposição de prisões de bandidos, defesa do consumidor e denúncias sobre o abandono da cidade. Mas, em agosto de 2009, o TSE, alegando que Henrique Oliveira não poderia ter se filiado a partido político por ser servidor da Justiça Eleitoral, cassou seu mandato de vereador. Em 2010, com apoio do ex-ministro do transporte de Lula e, na época, candidato a governador, Alfredo Nascimento, Henrique Oliveira foi eleito deputado federal pelo PR, com 85.535 votos. No entanto, para ter seu registro de candidato aprovado, Henrique pediu exoneração do TRE em setembro de 2009. Henrique trocou o cargo de servidor efetivo por uma promessa de servidor temporário! Você se arriscaria a tamanha sandice, caro leitor?

Já no início de 2012, com baixa audiência, o programa Fogo Cruzado foi retirado do ar. Henrique Oliveira foi acusado pelos seus funcionários de não lhes pagar os direitos trabalhistas. Muitos deles nem sabiam que o programa iria acabar! E assim, Henrique acabou na Justiça do Trabalho.

Nesta eleição, Henrique promete que, se eleito, resolverá o problema da água, além de criar uma tarifa social para as pessoas de baixa renda. Promete que não vai construir restaurantes para distribuir sopa, mas praças e áreas de lazer para o povo. Segundo ele, pobre também sofre de obesidade!

Mas o que se esconde por trás da candidatura de Henrique Oliveira? O “Cabeção”, como se autointitula, está mesmo mirando as eleições de 2014, quando estará em jogo a sua reeleição para deputado federal. Seu padrinho político, Alfredo Nascimento, também brigará pela sua reeleição para o Senado, numa disputa com o atual governador, Omar Aziz. Com pouco dinheiro, sem programa de TV e com o padrinho político ocupado demais, resta a Henrique procurar se expor ao máximo para que, em 2014, tenha esperanças de que seu nome ainda esteja grudado na cabeça dos eleitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário