Valcke leva pé-na-bunda do senado |
Secretário-geral da Fifa, Valcke já não era aceito como interlocutor da Fifa pelo Governo Federal desde que sugeriu um “pé no traseiro do Brasil” para acelerar as obras da Copa.
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, havia dito que não compareceria à audiência por não ter data em sua agenda. Sugeriu o próximo dia 10, e a sugestão foi aceita pelos senadores. Ele será ouvido separadamente.
A comissão irá mandar novo convite para Joseph Blatter, esperando que a entidade entenda que se trata de um chamado intransferível. Convidado da primeira vez, o presidente da federação internacional avisou nesta segunda que enviaria Valcke em seu lugar.
A indicação do francês foi interpretada pelo Governo Federal como um erro estratégico da Fifa, que desgastaria mais a imagem do secretário-geral e acirraria os ânimos.
A recusa do Senado em recebê-lo é um recado para a Fifa de que a comissão está alinhada com o Ministério do Esporte e a presidente Dilma Rousseff em relação a rejeitar a presença de Valcke nas tratativas sobre a Copa de 2014.
Outra decisão tomada pelos senadores foi incluir na futura audiência as comissões de Constituição e Justiça e de Assuntos Econômicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário