Foto: Agencia Senado |
Filha de Júlio Hoffmann e Getúlia Agda, Gleisi Helena Hoffmann nasceu em Curitiba(PR) no dia 6 de setembro de 1965. É casada com Paulo Bernardo e mãe de João Augusto e Gabriela Sofia. Gleisi iniciou sua caminhada política ainda na adolescência quando entrou no movimento estudantil por meio do Grêmio Estudantil do Colégio Nossa Senhora Medianeira, depois ingressou na União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas da capital paranaense. Fez parte da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e filiou-se em 1989 ao Partido dos Trabalhadores (PT).
Graduada em Direito, com especialização em Gestão de Organizações Públicas e Administração Financeira. Foi secretária de Estado no Mato Grosso do Sul e secretária de Gestão Pública em Londrina no Paraná. Também integrou, em 2002, a equipe de transição de governo do presidente Lula, ao lado da ministra Dilma Rousseff.
Em 2002, Gleisi assumiu o cargo de diretora financeira da Itaipu Binacional, onde aprimorou os seus conhecimentos em gestão pública. Durante este período contribuiu para o desenvolvimento de vários projetos, como o Projeto Casa Abrigo de Foz do Iguaçu para mulheres e seus dependentes vítimas de violência doméstica e risco de morte.
Em 2006, foi candidata do PT ao Senado Federal pelo Paraná, obtendo uma votação foi considerada ótima para uma candidata que começava ali sua trajetória eleitoral. Conquistou 2.299.088 votos dos paranaenses, o que representou 45,14% do total da votação. Em 2008, tornou-se candidata do partido (PT) à prefeitura de Curitiba.
Devido sua maior visibilidade pública e ao trabalho como presidente do PT/PR, Gleisi obteve 3.196.468 votos, tornando-se a primeira mulher a representar o Paraná no Senado Federal. Seu foco de atuação no Senado foi a melhoraria da vida cotidiana das pessoas, lutar pelas causas sociais, igualdade de gêneros e defender a preservação do meio ambiente.
Por sua história e por sua competência, foi escolhida Ministra-Chefe da Casa Civil. Em discurso de despedida no Senado, ela agradeceu "a convivência democrática" na Casa e disse que espera exercer com "sabedoria" a nova função. No discurso de posse, Gleisi afirmou que quer seguir o "exemplo" de Dilma, pois "foi aqui na Casa Civil que a presidenta Dilma mostrou sua capacidade”.
Fonte: http://gleisi.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário