quinta-feira, 25 de outubro de 2012

José Ricardo quer informações da Susam sobre investimentos de R$ 49 milhões da União nas ações de saúde bucal do Amazonas


No Dia do Dentista, comemorado nesta quinta-feira (25), o deputado José Ricardo Wendling (PT) pronunciou-se sobre a saúde bucal no Amazonas e sobre a dívida social do Estado com a população, quando se refere às ações preventivas e de combate às moléstias e à necessidade de mais profissionais atuando na área, principalmente, no interior do Estado.

Ele apresentou requerimento solicitando da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) informações sobre as ações que estão sendo executadas nessa área, uma vez que somente o Governo Federal irá liberar R$ 49,2 milhões até 2014, por meio do Programa Brasil Sorridente, para investimentos em saúde bucal no Amazonas, como ainda sobre a existência de um Plano Estadual de Saúde Bucal.

Por esse programa federal, já disponível em quase todos os municípios brasileiros, o atendimento odontológico é feito em postos de saúde e também nos 181 consultórios móveis à disposição das comunidades mais pobres e localizadas nas regiões mais distantes. O Ministério da Saúde anunciou a distribuição de 20 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) para municípios do Amazonas, integrantes do Brasil sem Miséria, e instaladas em vans adaptadas (cada uma delas com capacidade para realizar até 350 atendimentos/mês), com os serviços básicos – limpeza, restauração – e mais especializados, como tratamento de gengiva e até colocação de prótese dentária.

“Há uma grande lacuna na área da saúde bucal, principalmente, no interior do Amazonas. Os indicadores mostram uma tímida atuação do Estado em muitos municípios. Nos locais onde existem esses serviços, esses são executados de forma precária, seja pela falta de profissionais, seja de equipamentos ou materiais”, disse José Ricardo, ressaltando que, por isso, está pedindo várias informações nessa área. “Precisamos saber o que o Estado está fazendo com os recursos que estão sendo liberados pelo Governo Federal”.

Fonte: Assessoria de Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário