Foto: David Alves/MDA
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entrega nesta sexta-feira, 6, retroescavadeiras a 32 municípios do Amazonas. Cada local contemplado receberá um equipamento. As máquinas ajudam, principalmente, na reconstrução das estradas que ligam as zonas urbanas às zonas rurais, as chamadas estradas vicinais, facilitando a comercialização dos produtos da agricultura familiar. A ação integra a segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A solenidade de doação do maquinário ocorrerá às 10h, no Parque de Exposições Agropecuárias Dr. Eurípedes Ferreira Lins, em Manaus.
Os municípios contemplados pela iniciativa do ministério estão localizados em seis Territórios da Cidadania do estado: Mesorregião Alto Solimões; Madeira; Indígena do Alto Rio Negro; Baixo Amazonas, Manaus e entorno; e Alto Juruá.
Aproximadamente 25 mil famílias agricultoras serão beneficiadas com a doação dos equipamentos. “Esses municípios estão sofrendo com a recente enchente que atingiu a região. E os agricultores rurais precisam de condições para escoar os produtos cultivados”, avalia o delegado federal do MDA no estado, Lúcio Carril.
Em Envira, um dos municípios contemplados, a entrega atenderá cerca de 1,5 mil famílias da área rural. Responsáveis pela produção de farinha de mandioca, milho, arroz e feijão, os agricultores do município utilizam 116 quilômetros das estradas vicinais da região para comercializar sua produção na cidade. Mas as fortes chuvas que caíram até o mês de junho têm prejudicado o processo de venda.
“No inverno passado, tivemos muitas chuvas e enchentes que deterioraram as estradas vicinais. A entrega da retroescavadeira vem como uma salvação para a gente melhorar o escoamento da produção. Nosso mercado é pequeno e longe das outras cidades. Se não garantirmos a comercialização, o produtor da cidade vai passar fome. Essa retroescavadeira é muito valiosa para nós”, afirma o prefeito de Envira, Rômulo Barbosa Matos.
Localizada na divisa de Amazonas com o Acre, a retroescavadeira chegará em Envira por meio dos rios, único modo de transportar o equipamento. “Nós estamos a 3.496 quilômetros de distância de Manaus. O transporte da máquina será feito via fluvial, com duração de, no mínimo, 22 dias. No trajeto, a retroescavadeira passará por quatro rios – Negro, Solimões, Juruá e Tarauacá”, comenta o prefeito.
Confira a relação do municípios contemplados em Amazonas
Território Mesorregião Alto Solimões: Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Fonte Boa, Jutaí, São Paulo De Olivença, Tabatinga e Tonantins.
Território Madeira: Apuí, Borba, Manicoré, Nova Olinda do Norte e Novo Aripuanã.
Território Indígena do Alto Rio Negro: Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira.
Território Baixo Amazonas: Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Maués, Nhamundá, São Sebastião do Uatumã e Urucará.
Território Manaus e entorno: Careiro, Careiro Da Várzea, Iranduba, Itapiranga, Manaquiri, Presidente Figueiredo, Silves e Urucurituba.
Território Alto Juruá: Envira e Guajará.
A ação do PAC 2
Até o momento, o MDA já entregou 1.113 retroescavadeiras, beneficiando 1.137 municípios brasileiros. O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a receber os equipamentos, em dezembro de 2011. Este ano, municípios do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Alagoas, Rondônia, Bahia, Ceará, Sergipe, Piauí, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, São Paulo, Roraima e Pará receberam os equipamentos.
Recentemente, foi anunciada pela presidenta Dilma Rousseff a doação de retroescavadeiras para mais 3.591 municípios e de mais 1.330 motoniveladoras.
Agricultura familiar no Amazonas
A agricultura familiar é hoje responsável por 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros. De acordo com o Censo Agropecuário de 2006, o mais recente feito no país, no Amazonas existem mais de 66 mil estabelecimentos da agricultura familiar, correspondendo a 93% dos estabelecimentos agrícolas do estado. O valor bruto da produção dessas famílias ultrapassa R$ 539 milhões, o que representa 83% de toda a produção agrícola amazonense. Os principais alimentos fornecidos por esses trabalhadores do campo são arroz, feijão, milho, mandioca e café.
Pela lei brasileira (11.326/2006) que trata da agricultura familiar, o agricultor familiar está definido como aquele que pratica atividades ou empreendimentos no meio rural, em área até quatro módulos fiscais, utilizando predominantemente mão de obra da própria família em suas atividades econômicas. A lei abrange, também, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores.
Serviço
Data: 6 de julho, sexta-feira, às 10h;
Local: Parque de Exposições Agropecuárias Dr. Eurípedes Ferreira Lins;
Endereço: Avenida Torquato Tapajós, s/nº, Santa Itelvina, zona norte – Manaus (AM)
Fonte: Site do MDA
Nenhum comentário:
Postar um comentário