quinta-feira, 5 de julho de 2012

Mais dinheiro para o interior - José Ricardo Wendling*

Manaus acolhe todos os dias, pessoas vindas de outros estados e do interior do Estado. Isso é muito bom! Mas essas pessoas saem de suas cidades e das suas origens, muitas vezes em função da dura realidade desses municípios, chegando ao ponto de abandonar tudo para buscar a vida melhor para suas famílias.

Ao chegarem em Manaus deparam-se com outros desafios, porque precisam de um lugar para morar, de um emprego, de vaga na escola e de dinheiro para se locomover de ônibus ou de carro por conta das longas distâncias. Não é fácil. Normalmente é um recomeço de vida.

Por isso eu pergunto: não podemos melhorar as condições de vida nas cidades do interior do nosso Estado? Acredito que sim. Mas, muito precisa ser feito.

Estou visitando e fiscalizando os municípios do Amazonas, vendo a falta de médicos nos hospitais, a precária estrutura da polícia e muitas escolas com prédios precisando de reformas e faltando funcionários. Este quadro, nós precisamos mudar.

Certamente, uma das formas é investir mais recursos do orçamento público, tanto do Estado como do Município. Mas, não adiante ter recursos financeiros se não tiver fiscalização desses gastos, pois a corrupção, a desonestidade e a má gestão, permitem que falte dinheiro para melhorar a saúde, a educação e a segurança.

O Orçamento de 2012 é de R$ 12 bilhões e para 2013 deve ser mais de 13 bilhões. Já apresentei várias propostas para beneficiar o interior, tais como: implantar sistema de tratamento de água e esgoto, programa de casas populares, concurso para professores, médicos, enfermeiros e funcionários para trabalhar no interior, lanchas e equipamentos de comunicação, e mais efetivo para a polícia.

Defendo que a própria população diga quais são as prioridades, pois participando dessa decisão, terá mais interesse e compromisso de ver o que está sendo feito com os recursos públicos e lutar para melhorar a vida no seu município.

* Economista e deputado estadual pelo PT
E-mail: deputado.josericardo@aleam.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário