Na noite de ontem, o boi Azul e Branco celebrou o ‘Brasil de todas as cores’. O bumbá festejou a diversidade da cultura brasileira e levou para o palco central figuras conhecidas do folclore, como as cirandas, a folia de reis, as rodas de capoeira, as pastorinhas e as danças indígenas.
Na celebração folclórica, o Caprichoso mostrou manifestações de raiz do povo brasileiro, como a música, a poesia, a dança, religiosidade, artesanato, pinturas, mitos e lendas. A alegria central levou para a arena uma réplica do Caprichoso em larga escala.
A lenda amazônica na primeira noite foi representada pelo famoso curupira, que segundo a crença popular afugenta os caçadores da floresta e protege os animais. A alegoria mostrou o curupira coberto por folhas e com olhos de fogo.
Já a figura típica regional exaltou a figura do farinheiro e mostrou o dia a dia do caboclo que utiliza a mandioca para produzir o alimento.
Durante a apresentação, David Assayag cantou uma das toadas mais conhecidas deste ano, ‘Farinhada’.
Por fim, o pajé apareceu no ritual Mai Marakã, onde o povo Araweté acredita que os deuses devoram as almas dos índios. Nesta cênica, o pajé é o ser intermediários entre o mundo dos vivos e dos mortos.
A galera azulada deu um show de animação no Bumbódromo
Nenhum comentário:
Postar um comentário