Maior participação da sociedade nos planos de ação da segurança pública, atuação efetiva junto às famílias, prevenção ao tráfico de drogas, mais estrutura para as polícias no interior do Estado e ação imediata no combate à marginalidade nos rios do Amazonas, como ainda a implantação do Programa Ronda nos Bairros. Essas foram as principais reivindicações de representantes da sociedade civil durante Audiência Pública realizada na manhã de segunda-feira (5), na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), tendo como autor o deputado José Ricardo Wendling (PT), por meio da Comissão de Segurança Pública.
Para o parlamentar, a segurança pública é o assunto que mais aflige a população, sendo necessária discutir a solução desse grande mal social, diante da crescente sensação de insegurança. “Cobramos do Estado a implementação do Plano Estadual de Segurança Pública e do Programa Ronda nos Bairros. Além disso, ressaltamos a importância da efetiva participação da sociedade nesse processo e de se estruturar melhor as polícias e as políticas voltadas para a juventude. Mas, infelizmente, ainda não percebemos essa vontade política do governador, que não quer ver aprovadas as emendas parlamentares às peças orçamentárias, uma contribuição para ampliar as prioridades contidas no orçamento”.
A conselheira tutelar da Zona Sul 1, Maria de Nazaré, disse acreditar na polícia, mas ressaltou que é preciso cuidar das famílias, porque o problema não é policial e de repressão, mas sim social. “O grande problema é o consumo e o tráfico de drogas nas famílias. Hoje, o poder público não dispõe de centros de referências de assistência social e onde as crianças, os adolescentes e os jovens poderiam se ocupar, em vez de estar pensando na marginalidade”, explicou.
Já a representante do movimento feminino, France Guedes, conclamou a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) a convocar as entidades da sociedade civil para uma conversa sobre o tema. “E queremos ser ouvidos de fato. Porque hoje, em muitas ocasiões, fazemos o papel que deveria ser do poder público”. E o morador do bairro Campos Elísios, Zona Oeste, disparou: “esperamos que a polícia possa nos dar mais segurança. Por isso, cobramos a implantação do Programa Ronda nos Bairros”.
De acordo com o secretário adjunto da SSP, Francisco Sobrinho, o Programa Ronda nos Bairros será realidade dentro em breve (previsão para início de 2012). “Queremos melhorar a prevenção e a repressão e hoje estamos fazendo o maior investimento já feito na área da segurança”, declarou, enfatizando que somente na Zona Norte estarão atuando 1,5 mil policiais, com viaturas equipadas, com capacitação e com prevenção. Também estamos preocupados com essa situação e temos a consciência que a sociedade tem um papel importante na mudança dessa realidade”, esclareceu ele, informando ainda que haverá novo concurso para a Polícia Civil, para suprir as necessidades, principalmente, do interior do Estado.
Estiveram presentes na discussão, dentre outros órgãos e entidades: Secretaria de Estado de Segurança Pública, representantes das polícias civil e militar, Associação dos Delegados de Polícia, conselhos tutelares de Manaus, Conselhos comunitários de Segurança e presidentes de associação de moradores de diversos bairros da cidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário