Acessos

sábado, 30 de junho de 2012

Pela Democracia interna do PT - Valdnor Santarém

Hoje, 30.06.2012, alguns dirigentes do PT pertencentes a força política Construindo um Novo Brasil (CNB) decidiram os rumos do partido de forma autoritária, desonesta e, ao mesmo tempo, contrariando todos os princípios partidário quando, sem ouvir as outras forças internas do PT, resolveram apoiar a Senadora Vanessa Grazziotin como candidata a prefeita e indicar como vice, o ex-Secretário Municipal do Trabalho, Vital Melo, desprezando, assim, os nomes que tinham sido colocar para discussão, no caso os Deputados Estaduais José Ricardo e Sinésio Campos e o membro da executiva estadual, Jorge Guimarães. E, em seguida, foram informar os mais de 500 convencionais o que tinha decidido o seleto grupo da CNB, frustrando a expectativa das pessoas presentes no Encontro de Tática e Aliança, que se transformaria em convenção, o que não ocorreu, pois convidaram os presentes para se dirigirem a um outro local para homologar os candidatos a prefeito e vice.

A reunião da CNB ocorreu às portas fechadas, no Sindicato dos Metalúrgicos. Não houve a convocação ou qualquer chamada das outras forças do partido para tratar de tão importante assunto. Apenas os membros da CNB.

A pergunta que fica é: qual a legitimidade dessa decisão? Por que os companheiros da CNB desrespeitaram o Estatuto do partido e até a Resolução da Nacional que tratava sobre o encontro de delegados? Por que a escolha recaiu sobre um militante que não estava inscrito como candidato do PT à prefeitura, ao contrário dos companheiros José Ricardo e Sinésio Campos e Jorge Guimarães?

O momento não é de ficarmos calados, contemplado o desconhecido, e batermos palmas para mais um golpe sujo, sorrateiro e sórdido contra centenas de militantes que estavam aguardando ansiosamente pelos dirigentes partidários para tomarem uma decisão.

Conclamamos os companheiros e companheiras desse partido a gritar contra o autoritarismo da CNB em Manaus. Pedindo a todos as correntes do PT que façam um manifesto contra a decisão tomada, pois do contrário estaremos alimentado cada vez mais práticas tão descabidas, que faz inveja aos tempos do stalinismo.

É hora de agir. Não fique calado. Pois do contrário, eles poderão nos tirar até os direitos de militante que estão assegurados no estatuto do PT. A hora é essa. Contra o autoritarismo e o arbítrio! Viva o PT.

A eleição de 2012, aquela com maior taxa de pernadas da história

A campanha eleitoral desse ano nem começou e ela já vai passar a ser conehcida como aquela em que houve o maior número de pernadas. São muitas, numerosas pernadas. Mas escolher apenas a de Rebecca Garcia, que foi a mais monumental, a um dia antes de acabar o prazo para a convenção. Duas delas podem passar como a mais clássicas de todas as eleições. Francisco Praciano pode ganhar qualquer concurso de pernada por ter levado duas em apenas um processo eleitoral. Ele era o virtual candidato do PT, mas solapado pelas articulações de Valdemir Santana, o próprio sindicalista também vítima de pernadas por ter sido citado muito como vice de Amazonino. No último dia do prazo, Praciano se torna candidato oficial do PT e dorme candidato, mas quando acordou o PT já não tinha mais candidato. Naturalmente que a pernada em Marcel Alexandre é simplesmente antológica. Marcel Alexandre, vice-presidente da Câmara e pastor da igreja Restauração, foi anunciado à noite, por volta das 19, pelo governador Omar como o vice de Rebecca. Mas às 3h da manhã quando Rebecca renuniou, a candidatura de Marcel tinha ido para o espaço. (Blog da Floresta).

CAPRICHOSO FESTEJOU A DIVERSIDADE DA CULTURA BRASILEIRA



Na noite de ontem, o boi Azul e Branco celebrou o ‘Brasil de todas as cores’. O bumbá festejou a diversidade da cultura brasileira e levou para o palco central figuras conhecidas do folclore, como as cirandas, a folia de reis, as rodas de capoeira, as pastorinhas e as danças indígenas.



Na celebração folclórica, o Caprichoso mostrou manifestações de raiz do povo brasileiro, como a música, a poesia, a dança, religiosidade, artesanato, pinturas, mitos e lendas. A alegria central levou para a arena uma réplica do Caprichoso em larga escala.

A lenda amazônica na primeira noite foi representada pelo famoso curupira, que segundo a crença popular afugenta os caçadores da floresta e protege os animais. A alegoria mostrou o curupira coberto por folhas e com olhos de fogo.

Já a figura típica regional exaltou a figura do farinheiro e mostrou o dia a dia do caboclo que utiliza a mandioca para produzir o alimento.


Durante a apresentação, David Assayag cantou uma das toadas mais conhecidas deste ano, ‘Farinhada’.

Por fim, o pajé apareceu no ritual Mai Marakã, onde o povo Araweté acredita que os deuses devoram as almas dos índios. Nesta cênica, o pajé é o ser intermediários entre o mundo dos vivos e dos mortos.


A galera azulada deu um show de animação no Bumbódromo

GARANTIDO ABRIU PRIMEIRA NOITE DEFENDENDO TEMA "GARANTIDO, TRADIÇÃO DE PARINTINS"



Com o tema “Garantido, Tradição de Parintins”, o bumbá vermelho e branco levou para a arena a história do seu surgimento. O “Boi da Promessa” abriu a primeira noite do 47º Festival Folclórico de Parintins, nesta sexta-feira (29), no Bumbódromo da Ilha e emocionou a galera encarnada.



O apresentador, Israel Paulain, com nove vitórias no currículo, surgiu na Arena acompanhado pelos filhos de Lindolfo Monteverde, João Batista e Maria do Carmo.

 
Ao som de miscigenação cantada pela galera, os tambores da batucada incendeiam a arena. E Sebastião Júnior, levantador oficial do Garantido entrou cantando a toada “Meu coração é Garantido”.

Decisão sobre PSD consagra princípio de que mandato pertence ao eleito e não ao partido

Se confirmada a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de concessão de mais tempo da propaganda eleitoral no rádio e na TV para o PSD refundado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (ex-DEM-PSDB, agora PSD), evidentemente firma-se como príncipio constitucional que o mandato pertence ao eleito e não ao partido.

Há uma possibilidade desse resultado ainda ser alterado, porque cada ministro pode mudar o voto até o final do julgamento - que prossegue hoje -, mas ela é muito remota uma vez que seis dos 11 ministros do STF já votaram a favor da reivindicação do PSD.

Assim, rejeitaram o pedido dos autores da ADIN - Ação Direta de Inconstitucionalidade (DEM, PMDB, PSDB, PR, PPS, PP e PTB) para manutenção das atuais regras de rateio de minutos para as campanhas eleitorais na mídia eletrônica.

Decisão contraria deliberação anterior do STF

Pela lei o horário eleitoral é dividido em três partes: 1/3 é repartido igualitariamente entre todos os partidos e os outros 2/3 rateados de acordo com o tamanho da bancada eleita na Câmara dos Deputados.

Os autores da ADIN invocavam o princípio de que os atuais 47 deputados federais do PSD não foram eleitos pela sigla, que não existia em 2010 - foi fundada no ano passado - e assim ela não tinha direito a mais recursos do fundo partidário e a mais tempo de propaganda na mídia eletrônica.

A Corte rejeitou a interpretação. Sem entrar no mérito de sua decisão, só há a constatar que ela é radicalmente contraria a deliberação anterior do próprio STF que firmou o principio - já uma vez estabelecido também pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - da fidelidade partidária absoluta.

Fidelidade flexibilizada

Uma fidelidade, aliás, depois flexibilizada de forma escancarada por absurdos como perseguição partidária, alteração de programa, permissão pelo partido de mudança de legenda e, por fim, fundação de novo partido, tudo agora transformado em direito constitucional.

Esta é a decisão de fundo tomada pelo STF - contra a fidelidade partidária absoluta. O mais, o acesso a uma maior fatia do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV e a mais recursos do fundo partidário são consequências dela.

Apoio e aprovação à presidenta Dilma atingem mais altos índices

Pesquisa CNI/IBOPE divulgada nesta manhã registra que a avaliação positiva do governo da presidenta Dilma Rousseff atingiu em junho o maior nível desde sua posse a 1º de janeiro de 2011 e que a aprovação pessoal dos brasileiros à chefe do Estado chegou ao seu maior patamar neste ano e meio de governo.

O levantamento feito pelo IBOPE por encomenda da Confederação Nacional da Indústria (CNI) indica que 59% da população consideram o governo Dilma como ótimo ou bom, três pontos a mais, portanto do que o índice de 56% registrado em março pp.

Pela pesquisa, 32% veem o governo como regular, contra 34% nesta sondagem anterior, e só 8% o classificam como péssimo ou ruim, mesmo patamar de março. Já a aprovação pessoal da presidenta prsidenta Dilma Rousseff permanece em 77%. Os brasileiros que desaprovam sua atuação somam 18%, contra 19% no levantamento anterior.

Cresce aprovação às políticas de combate a juros altos e à inflação

A pesquisa levantou, ainda, o julgamento da da população em relação a determinadas áreas do governo, como taxa de juros e combate à inflação. No tocante à política de juros (m queda desde agosto do ano passado), 49% dos entrevistados passaram a aprovar as decisões do governo, ante 33% da pesquisa anterior. O índice de desaprovação a esta política caiu de 55% em março para 41% agora.

Como vocês podem ver, a queda da tendência coincide com os sucessivos cortes na taxa básica de juros feitos pelo Banco Central (BC) nos últimos 11 meses e com a pressão do governo sobre os bancos para que, também eles, reduzam suas taxas.

Também a percepção sobre a política de combate à inflação melhorou. O índice de desaprovação caiu de 50% há três meses para 47% agora, e o de aprovação subiu de 42% para 46%. A CNI/IBOPE informam que em sua pesquisa foram ouvidas 2.002 pessoas em 141 municípios do país entre os dias 16 e 19 deste mês. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais.

(Foto: Roberto Stuckert Filho)

REBBECA PUBLICA NOTA SOBRE SUA DESISTÊNCIA

Nota
 
Quando decidi entrar na vida política foi por convicção de que os bons devem participar e contribuir para construir uma sociedade melhor, mais humana e mais solidária. Jamais deixarei de seguir esses princípios. Eles estão acima de quaisquer interesses. Não sou mais, por fidelidade a esses princípios, candidata a prefeita de Manaus, neste momento.

Tenho profundas razões pessoais e sócio-políticas para desistir. Não foi sem luta. Não foi por falta de vontade de servir o povo de minha terra. Quero agradecer ao governador Omar Aziz, à minha querida amiga Nejmi Aziz e a tantos quantos formaram comigo a legião de apoio disposta a enfrentar os obstáculos que se interpusessem entre nós e o projeto de construir a Manaus com a qual tanto sonhamos.

Continuarei a defender os interesses do Amazonas no Congresso Nacional. Minhas convicções pessoais não se abalam. O povo de Manaus pode esperar, sempre, o melhor de mim.

Toda sorte à nossa gente. E que o povo de minha terra eleja o melhor futuro prefeito entre os que se candidatarem.

Rebecca Garcia - Deputada Federal
Vice-líder do Governo Dilma na Câmara dos Deputados

Rebecca Garcia desiste de candidatura à Prefeitura de Manaus

ATENÃO! A deputada Rebecca Garcia (PP) abriu mão de sua candidatura a prefeitura de Manaus no início da madrugada deste sábado.

Ontem, o PMDB tinha indicado o vereador Marcel Alexandre para compor a chapa como candidato a vice. A dupla recebeu apoio formal do governador Omar Aziz (PSD). A convenção do PP, em conjunto com PSD e PMDB, está marcada para a manhã deste sábado, na casa de show Charriot, na Cidade Nova.

Os motivos da desistência não foram divulgados. O pai de Rebecca, ex-senador Francisco Garcia disse que emitirá uma nota oficial na manhã deste sábado.
Fonte: http://www.d24am.com/noticias/politica/rebecca-garcia-desiste-de-candidatura-prefeitura-de-manaus/62424

Praciano poderá ser o candidato a prefeito do PT

 
O Partido dos Trabalhadores (PT) de Manaus poderá ter como candidato a prefeito Francisco Praciano, o deputado federal mais votado nas últimas eleições. Haverá uma reunião pela manhã entre as lideranças locais e o dirigente nacional, Jorge Coelho, para fechar a chapa. Praciano recebeu diversos apelos para aceitar a empreitada, porém impôs uma única condição aceitar: quer como candidato a vice-prefeito o deputado estadual José Ricardo Wendling. Tudo indica que o PT vai ter chapa puro sangue. Além disso, poderá ter também o apoio do PCB, de Luiz Navarro.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

JOSÉ RICARDO: Candidatura Própria "sem medo de ser feliz"

NOTA

Reafirmo minha disposição para disputar a prefeitura de Manaus e poder implantar uma gestão transparente, com participação da sociedade e que resolva de fato os graves problemas da população de Manaus, como o transporte coletivo, água, a saúde, o trânsito, a educação; a habitação popular e promover o combate permanente à corrupção; ações já implantada em outras capitais administradas pelo PT.

Estamos conversando com dirigentes do PT Nacional que não descartam a candidatura própria e mantendo conversações com as forças políticas internas do PT buscando a unidade.

A candidatura própria também aumentará a bancada de vereadores do PT e é uma opção nova para os novos desafios de uma cidade que cresce a cada dia.

Portanto, neste processo eleitoral, mantenho meu nome para a disputa ao Encontro de Tática Eleitoral que acontecerá neste sábado e continuarei promovendo o mais fraterno diálogo com as forças internas do partido e o respeito aos aliados.

Deputado Estadual pelo PT

Garantido está na arena do Bumbódromo abrindo o 47º Festival Folclórico de Parintins 2012


O Garantido está na arena do Bumbódromo abrindo o Festival Folclórico de Parintins 2012. O boi Vermelho e Branco vem defendendo o tema ‘Tradições de Parintins’ e exaltará suas próprias raízes contando a história de como Lindolfo Monteverde criou o boi na Baixa do São José. Uma viagem ao passado.

Na celebração folclórica o Garantido levará à arena o cenário onde Lindolfo Monteverde foi criado, cercado de pescadores e com influência nordestina. É no meio destes personagens aparece o Garantido, que nasceu influencia pela figura do bumba meu boi.

VERMELHO - Toada do Boi Garantido de 1996.

Vai começar o 47º Festival Folclórico de Parintins

Começa hoje às 20h30, no Bumbódromo, a disputa dos bumbás Caprichoso e Garantido no Festival Folclórico de Parintins 2012. A cidade recebe cerca e 80 mil turistas vindos de Manaus e de outras capitais brasileiras, além de turistas estrangeiros que convergem para a Ilha durante a festa do Boi de Pano. A movimentação é intensa no aeroporto e no porto que receberam estrutura para a chegada dos visitantes.
O Festival Folclórico de Parintins tomou grandes proporções e passou a ser explorado como principal produto turístico do Amazonas. Hoje, o próprio Município busca nessa vocação a saída para o desenvolvimento, através de ações que visam conscientizar e preparar os moradores para explorar o turismo sustentável em todas as épocas do ano.
A menos de meia hora para começar o 47º Festival Folclórico de Parintins, as galeras de Garantido e Caprichoso estão na expectativa. Do lado vermelho as arquibancadas estão lotadas para ver o boi do coração que será o primeiro a adentrar na arena. Da mesma forma as do lado azul também estão tomadas por torcedores azuis. Como todos os anos a provocação entre as duas galeras é constante, isso acontece porque as duas querem conquistar o título de melhor.

CHAPA CONFIRMADA: Rebbeca e Marcel

Foto: Blog da Floresta
Confirmado a chapa ao executivo municipal de Manaus dos partidos PP e PMDB: a deputada federal Rebecca Garcia será candidata a prefeita e o vereador Marcel Alexandre será seu vice-prefeito. Com essa definição o Partido dos Trabalhadores de Manaus será obrigado a lançar candidatura própria.

PT DE MANAUS REUNIDO PARA DECIDIR CANDIDATURA PRÓPRIA

Com a presença do dirigente nacional Jorge Coelho, o PT de Manaus está reunidos neste momento para decidir sobre o lançamento de candidatura própria nas eleições deste ano, depois da fracassada tentativa de ser vice de Rebbeca Garcia.

PT decide lançar candidatura própria


Deputado José Ricardo é o mais cotado

Numa reunião na tarde de quinta-feira, o Partido dos Trabalhadores decidiu pela candidatura própria a Prefeitura de Manaus. No sábado pela manhã os delegados do partido escolhem o nome que vai encabeçar a chapa e à tarde realizam a convenção. O vice está sendo costurado com o PDT e poderá ser o de Stone Machado, presidente da sigla.

No PT o nome mais cotado é o do deputado José Ricardo.O Partido dos Trabalhares justifica a sua desistência de compor chapa com Rebecca Garcia(PP). Segundo liderança da sigla, não satisfaz ao partido a vice, enquanto cargo secundário no processo de conquista do poder. "Não houve uma discussão programática nem qual seria o papel do partido caso a deputada venha a vencer a eleição".
 
Fonte: http://portaldoholanda.com

HISSA AINDA VAI CHEGAR À "IDADE DA RAZÃO"

O Hissa Abrahão desconstruiu sua bela carreira política por imaturidade. Platão dizia que o ser humano só atinge a plenitude da sua faculdade mental aos 50 anos, isto é, a "Idade da Razão". Essa é a única explicação racional para ele aliar-se ao Artur Neto.

Conheço o "Neto", como era chamado no início dos anos 80, da luta pela meia passagem de ônibus, da eleição de 82 e da sua eleição para prefeito. Conheço como o Arthur é covarde, como ele tratou os camelôs, como ele derrubou os lanches do Conjunto Ayapuá, quantas ruas conStruiu quando prefeito e, principalmente, como ele é ingrato, pois abandonou o finado Francisco Sávio quando adoeceu. Sobre os detalhes desses fatos em breve vocês vão conhecer. Quanto ao Hissa, a ele tem tempo, ainda, para amadurecer e chegar a "Idade da Razão".

Jovens e as drogas - José Ricardo*

Todo ano, é aprovada na Assembleia Legislativa a Lei do Orçamento Público, que trata sobre os gastos do governo. O povo pode e dever dizer onde o governante vai gastar esse dinheiro. Apresentei proposta para que em todas as cidades do Amazonas, incluindo a capital, sejam realizadas audiências públicas para debater esse assunto. Porque esse dinheiro não é do governador e nem do prefeito, é do povo!

São muitas as necessidades existentes. Mas uma atenção maior deve ser dada na área da saúde, no atendimento a pessoas envolvidas com drogas. Hoje, milhares de jovens entraram nesse mundo e muitos deles são dependentes químicos (viciados). Que pai e mãe querem ver seu filho perder os estudos, o trabalho e até a própria vida por causa das drogas?

Tenho visitado muitos municípios do interior do Amazonas e vejo pais, religiosos e autoridades policiais alarmados, cobrando a implantação de uma instituição para ajudar os jovens a sair desse vício. Porque não há espaços públicos preparados para a sua recuperação. Apenas poucas instituições filantrópicas mantidas por igrejas e entidades particulares, como a Fazenda Esperança e o Mundo Novo, que sobrevivem de doações e de pouca ajuda do poder público. Uma situação triste e cruel!

Estou propondo que o Governo construa um grande centro de recuperação para dependentes químicos e outros centros menores no interior do Estado, além de mais recursos para ajudar essas instituições filantrópicas. Esperamos somente que essas emendas sejam aprovadas pelos demais deputados e implementadas pelo governador.

Sei que também temos que trabalhar na prevenção, dando mais oportunidades a esses milhares de jovens, para que não busquem as drogas, que muitas vezes, é um caminho sem volta. Mas acredito que essas propostas poderão amenizar o sofrimento deles e de suas famílias, trazendo a esperança de uma vida melhor.

* Economista e deputado estadual pelo PT (Artigo publicado no Jornal Dez Minutos em 29/06/12).
E-mail: deputado.josericardo@aleam.gov.br

29 DE JUNHO, DIA DE SÃO PEDRO


São Pedro, o Fundador da Igreja Católica

São Pedro, o Apóstolo e o pescador do lago de Genezareth, cativa seus devotos pela história pessoal. Homem de origem humilde, ele foi Apóstolo de Cristo e depois encarregado de fundar a Igreja Católica, tendo sido seu primeiro Papa.

Considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, São Pedro é festejado no dia 29 de junho, com a realização de grandes procissões marítimas em várias cidades do Brasil, inclusive em Manaus. Em terra, os fogos e o pau-de-sebo são as principais atrações de sua festa.
 
No dia de São Pedro, todos os que receberam seu nome devem acender fogueiras na porta de suas casas, reza a tradição.

WALDEMIR JOSÉ (PT) PEDE AO PREFEITO AFASTAMENTO DOS SERVIDORES "FICHA SUJA"


A relação dos gestores ficha suja apresentada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) revelou o nome de servidores em cargo de confiança na Prefeitura. Por essa razão o vereador Waldemir José (PT) encaminhou ofício ao Prefeito Amazonino Mendes (PDT) solicitando o afastamento dos servidores que estão na lista do Tribunal, como o da secretária municipal de Comunicação, Celes Borges.

Celes Borges teve as contas rejeitadas no exercício de 2010 e também no exercício de 2008. Waldemir José considera que a Prefeitura não pode desconsiderar a Lei da Ficha Limpa, que está em plena vigência, por isso, deve afastar das funções os servidores que estão na lista de ficha suja apresentada pelo TCE. “É preciso respeitar o princípio da ética e da moral defendia pela Lei”, destacou o vereador petista.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

O PT vai mesmo com chapa própria às próximas eleições



Três candidatos postos à mesa - Sinésio Campos, Jorge Guimarães e José Ricardo, a escolha recaiu sobre o último, inclusive pelo poder de agregação que ele possui, incorporando segmentos importantes da sociedade, como a Igreja Católica. O curioso do processo é que no início das articulações, José Ricardo era alguém bombardeado internamente como alguém que não representava o PT. A política é mesmo como as nuvens que num momento estão aqui e logo em seguida estão ali. Agora José Ricardo é o queridinho de todos, com taxa de rejeição Zero internamente no PT.
 
Fonte: http://www.blogdafloresta.com.br

Braga diz que Omar vai escolher o vice de Rebecca

Fonte: http://www.d24am.com
O senador Eduardo Braga (PMDB), que chegou de Brasília na tarde desta quinta-feira (28), não arriscou dizer quem seria o candidato a vice-prefeito na chapa liderada pela deputada Rebecca Garcia (PP). Na quarta, no plenário do Senado, ele declarou apoio à deputada, indicada do governador para concorrer pela prefeitura de Manaus.

Braga disse que Omar é quem vai indicar o vice e que o PMDB vai “apoiar a escolha do governador (Omar Aziz, PSD)”. Questionado sobre os possíveis nomes para compor a chapa como vice, como o deputado Marcos Rotta (PMDB) e o vereador Marcel Alexandre (PMDB), Braga reafirmou que quem define é o governador. "A candidata do governador é a Rebecca e será nossa candidata”.
 
Ele disse ainda que e que o PT deve conversar direto com Omar a partir de agora sobre possíveis alianças. O PT reivindica a indicação do vice em troca de seu apoio.

José Ricardo reafirma sua disposição para disputar a Prefeitura de Manaus

Eis a nota do parlamentar:
 
Reafirmo minha disposição para disputar a Prefeitura de Manaus e poder implantar uma gestão transparente, com participação da sociedade, e que resolva de fato os graves problemas da população de Manaus, como o transporte coletivo, a água, a saúde, o trânsito, a educação, a habitação popular e promover o combate permanente à corrupção, ações já implantadas em outras capitais administradas pelo PT.

Estamos conversando com dirigentes do PT Nacional, que não descartam a candidatura própria, e mantendo conversações com as forças políticas internas do PT, buscando a unidade.

A candidatura própria também aumentará a bancada de vereadores do PT e é uma opção nova para os novos desafios de uma cidade que cresce a cada dia.

Portanto, neste processo eleitoral, mantenho meu nome para a disputa ao Encontro de Tática Eleitoral, que acontecerá neste sábado (30), e continuarei promovendo o mais fraterno diálogo com as forças internas do partido e o respeito aos aliados.

Deputado José Ricardo Wendling

São Luís do Maranhão: Coligação homologa petista Washington Luiz como candidato a prefeito



Em Brasília, ele recebeu diversas manifestações de apoio de lideranças nacionais do Partido

“A nossa cidade não pode mais viver condenada a um atraso político que prejudica o nosso desenvolvimento. São Luís merece um governo decente, um governo limpo, comprometido com as transformações estruturais e com a felicidade das pessoas”.
A afirmação é do candidato petista à prefeitura de São Luís, Washington Luiz, durante a convenção dos 13 partidos políticos que irão compor a coligação “Juntos Por São Luís”, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (28), no Patrimônio Show (Praia Grande).

“Fazer uma ampla aliança não é fácil e não é simples. Exige coragem e compromisso com os mais legítimos anseios da população. Foi seguindo a determinação do presidente Lula, da nossa presidenta Dilma e sob a orientação do meu Partido, que garantimos, junto com a governadora Roseana Sarney e vários partidos aqui presentes, uma ampla aliança para governar o Maranhão. E agora é a vez de São Luís”, enfatizou Washington Luiz.

Vice de Washington, o deputado estadual Afonso Manuel (PMDB), falou da satisfação de compor a chapa junto com o petista. “É um orgulho ser o vice de Washington, que é uma pessoa humilde e honesta. Vamos marchar juntos rumo à vitória que libertará nossa São Luís”, disse o deputado.

Além do PT, compõem a coligação “Todos por São Luís”: PMDB, PV, PSC, PTB, DEM, PTN, PRB, PSD, PSL, PSDC, PPL, PHS.

A convenção contou com a participação de ministros, parlamentares e lideranças, além dos candidatos a vereador pelos partidos que compõem a coligação “Juntos Por São Luís”.

Apoios em Brasília

Na segunda-feira (25), Washington Luiz, esteve presente à reunião do Diretório Nacional do Partido, onde se encontrou com o presidente Rui Falcão e diversos dirigentes nacionais e lideranças petistas, que manifestaram total apoio à sua candidatura na capital maranhense.

“Eu fiz questão de participar desta reunião do Diretório Nacional do PT para acompanhar de perto as orientações políticas neste momento de arrancada para as eleições municipais em que sou pré-candidato. Estou disposto a buscar a unidade do Partido e já estou dialogando com lideranças locais de todos os campos políticos para juntos implantarmos a marca do PT na campanha por meio do nosso programa de governo”, afirmou Washington.
 
Fonte: http://www.pt.org.br/noticias/view/saeo_luis_do_maranhaeo_coligacaeo_homologa_petista_washington_luiz_como_can

José Ricardo irá apresentar emendas à LDO



O deputado José Ricardo irá apresentar emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Estado. Dentre as emendas, ele citou a que prevê a construção de um grande centro de recuperação para dependentes químicos em Manaus, bem como de outros centros menores nos municípios do interior do Amazonas, além de prever mais recursos para as entidades já existentes e que realizam esse trabalho com muitas dificuldades financeiras.

“Hoje, sabemos que esse problema das drogas está cada vez mais presente na vida de milhares de jovens da capital e do interior. Um problema que gera uma série de conflitos nas famílias, perdendo referenciais e chegando a perder suas vidas. E as vagas para essas internações são muito limitadas, precisando de iniciativas de políticas públicas”, contou ele, ressaltando que esses centros são uma forma de amenizar essa situação.

Fonte: Assessoria de Comunicação

A Espanha quebrou. É só questão de tempo.

 
O presidente do governo da Espanha, primeiro-ministro Mariano Rajoy, do conservador PP, admitiu o que todos já sabem há muito: o país não conseguirá se financiar por muito mais tempo. Uma lástima para o governo Rajoy, eleito há apenas sete meses (em novembro pp.) e já repudiado majoritariamente pela população espanhola.

Nesta 4ª feira (ontem), Rajoy explicou no Congresso dos Deputados que com as taxas de juros cobradas pelos mercados, a Espanha simplesmente não poderá mais obter financiamento por muito tempo. "Hoje é muito difícil obter financiamento e será pior se não divulgarmos uma mensagem clara de que levamos a sério o saneamento das contas públicas e a redução do déficit", desabafou e floreou o chefe do governo espanhol.

Hoje, antes da Cúpula da União Europeia, em Bruxelas (Bélgica) - e do jogo Alemanha x Itália, que manopolizou as atenções dos chefes de Estado e de governo ali reunidos - Rajoy apelou novamente: “temos que resolver o problema da sustentabilidade da dívida porque tudo isto não serve para nada se não podemos obter financiamento”.

Merkel, a sra. austeridade recalcitrante
Tem razão, e ainda bem que sua angústia é reconhecida e compartilhada por seus pares chefes de Estado e de governo da UE, exceção da sempre recalcitrante primeira-ministra da Alemanha, Ângela Merkel.

Nesta cúpula de hoje em Bruxelas ela foi a única dentre eles que não deu o braço a torcer e não reconheceu que o pacto pró-austeridade, firmado em março exclusivamente em cima dessa política, precisa ser renegociado e mudado para incluir também a prioridade ao crescimento econômico.

Comprometida com a troika - União Europeia, Banco Central Europeu e FMI - a Espanha tem de reduzir seu déficit público para 5,3% do PIB neste ano (ante os 8,9% de 2011). Mas, as taxas de juros recordes para obter financiamentos nos mercados, acima de 6,8%, estão dificultando, quase impossibilitando o atendimento ao compromisso.

Quem paga a conta?

Tudo indica que nem mesmo a ajuda de 100 bi de euros, prometida pelos países da UE, para salvar os bancos espanhóis poderá minimizar a crise. E quem paga por isso, obviamente, é a população.

Pelos últimos levantamentos do Eurostat, o escritório europeu de estatísticas, a Espanha amarga hoje uma taxa de desemprego de 26% entre a população economicamente ativa e de 52% entre os jovens de 15 a 24 anos.Isso se estes índices não se agravaram...

Diante deste quadro e da declaração de Rajoy nesta 4ª feira, qual foi a resposta da sra. “auteridade”, a chanceler Ângela Merkel? A Espanha sempre soube não haver "soluções fáceis" para a Europa, respondeu ela.

Enquanto isso, em Bruxelas...

Em meio a mais dissensos do que consensos, os líderes europeus iniciaram nesta 5ª feira reunião que vai até amanhã em mais uma cúpla da UE. Nestas 48 horas, eles pretendem debater saídas para a crise da zona do Euro, e mais urgentemente para as da Espanha e da Itália.

As propostas debatidas vão desde uma maior integração fiscal, econômica e bancária dos 17 países da UE, passando pela definição de políticas que estimulem o crescimento e o emprego e chegando até a aprovação de um pacote de estímulos de 200 bilhões de euros.


Sem unidade e em meio aos impasses, surgem até propostas polêmicas como a da criação de uma espécie de “superministério” de Finanças sob o comando de Bruxelas com poder sobre os orçamentos dos 17 países que compõem a UE.

José Ricardo pede ao Governo que exonere os “fichas sujas” dos cargos de confiança

O deputado José Ricardo Wendling (PT) apresentou nesta quinta-feira (28) Indicação ao Governo do Estado para que verifique e imediatamente afaste servidores de cargos de confiança, ordenadores de despesas, que estejam na lista do Tribunal de Contas do Estado (TCE), por terem suas prestações de contas reprovadas nos últimos oito anos.

A proposta tem como base o cumprimento da Lei do Ficha Limpa Estadual (Emenda Constitucional nº 74, de 24 de dezembro de 2011), de sua autoria, bem como dos deputados Luiz Castro (PPS) e Marcelo Ramos (PSB), que inseriu na Constituição do Estado a proibição de nomeações ou de designações de pessoas no poder público que estejam enquadradas nos critérios da Lei do Ficha Limpa Nacional - julgadas e condenadas em processos de improbidade administrativa, corrupção, crimes raciais e que tiveram suas contas reprovadas pelos Tribunais de Contas.

Para ele, é preciso que se cumpra a lei. “Não podemos aceitar que pessoas que tiveram suas contas reprovadas pelo TCE continuem sendo presenteados com cargos no primeiro escalão dos governos. Essa lei foi aprovada para ser mais uma ferramenta de combate à corrupção e que vem ao encontro dos interesses da população”, declarou José Ricardo, referindo-se à Lei do Ficha Limpa Nacional, de iniciativa popular, e que motivou a propositura no Amazonas.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Hoje é o aniversário do "Pai do Rock Brasileiro", o "Maluco Beleza", Raul Seixas

Hoje é o aniversário do "Pai do Rock Brasileiro", o "Maluco Beleza", Raul Seixas

Raul Santos Seixas nasceu em 28 de junho de 1945 e faleceu em 21 de agosto de 1989, considerado um dos pioneiros do rock brasileiro. É chamado "Pai do Rock Brasileiro" e "Maluco Beleza".

Sua obra musical é composta de 21 discos lançados em seus 26 anos de carreira e seu estilo musical é tradicionalmente classificado como rock e baião, e de fato conseguiu unir ambos os gêneros. Seus principais sucessos foram: Ouro de Tolo, Mosca na Sopa, Metamorfose Ambulante, Gita etc.

Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone o classificou em 19º da lista dos maiores artistas brasileiros, reconhecendo sua qualidade musical, que continua a ser considerada importante até o dia de hoje.

''Ninguém morre. As pessoas despertam do sonho da vida.''

Indústria recebe novo estímulo com compras do governo

PAC terá R$ 8,4 bilhões e Saúde mais R$ 2 bilhões

O governo estimula a economia com a compra de bens que serão destinados a programas prioritários, como a construção de estradas vicinais e o transporte escolar. Até o final do ano, R$ 8,4 bilhões serão investidos em maquinário e outros bens como parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Com o aumento das aquisições, anunciado nessa quarta-feira (27), o recurso do PAC foi ampliado de R$ 42,6 bilhões para R$ 51 bilhões neste ano.

Outros R$ 2 bilhões em equipamentos e materiais hospitalares serão comprados, com preferência aos produtos que tiverem maior índice de componentes nacionais.

Do valor total do PAC Equipamentos, R$ 6,6 bilhões serão alocados a partir de Medida Provisória que autoriza o crédito extraordinário para os ministérios e o restante já está previsto no Orçamento de 2012.

Além de ampliar a oferta de serviços públicos, em parceria com estados e municípios, a medida visa manter a atividade produtiva brasileira num contexto de crise financeira internacional. “A compra de equipamentos é importante para enfrentar problemas ambientais, como a seca, ampliar a capacidade produtiva da economia e aumentar os investimentos”, afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

O uso das compras governamentais faz parte das estratégias previstas pelo Plano Brasil Maior, que estabelece a política industrial brasileira com ênfase na inovação e no investimento produtivo. No caso de motoniveladoras, por exemplo, a decisão significa dar vazão a 66% da produção de um semestre do setor.

Já os 8 mil caminhões que servirão às forças armadas e defesa civil representam 8,4% da capacidade semestral. A lista inclui a aquisição de máquinas agrícolas e mobilidade urbana.

Saúde - Para incentivar a produção nacional na área de saúde, o governo está finalizando a margem de preferência de equipamentos e materiais hospitalares.Com base na complexidade da tecnologia utilizada nos componentes de produção - alta, média alta, média baixa ou baixa-, a margem de preferência nacional será de 25%, 20%, 15% ou 8%, respectivamente.

Educação - Por meio dos programas Caminho da Escola, Educação no Campo (Pronacampo) e Viver sem Limite, serão adquiridos 8.570 novos ônibus escolares neste ano, beneficiando alunos da educação no campo e especial. Entre 2008 e 2011, o governo federal transferiu recursos para a compra de 8.708 ônibus escolares, com um investimento de R$ 1,5 bilhão.

Mais de 7 milhões de alunos da rede pública de ensino serão beneficiados com o recebimento de 3 milhões de conjuntos mobiliários escolares(carteira e cadeira, ou carteira com apoio para escrita), com investimento de cerca R$ 450 milhões para 2012. Em 2010 e 2011 foram adquiridos 1,2 milhão de conjuntos, com recursos de R$ 195,6 milhões.

Juros em investimentos caem para 5,5%

A Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), de julho a setembro, será reduzida de 6% para 5,5% ao ano. A TJLP é o parâmetro para os empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A mudança beneficia os novos investimentos e os já contratados.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Reunião do Comitê Local dos Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios

Ocorreu hoje (27), na sede do CREA/AM (Rua Costa de Azevedo, 174 - Centro – Manaus), mais uma reunião do Comitê Local dos Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios com diversos movimentos sociais, uma iniciativa do Instituto Ethos.

A pauta do encontro foi a rearticulação do Comitê Local, apresentação da proposta de indicadores de transparência elaborados pelo Instituto Ethos, pedido de informação a prefeitura de Manaus e apresentação do evento “Copa e Eleições”, a fim de convidar candidatos e candidatas à prefeitura a se comprometerem assinando um pacto de transparência pelo qual poderão ser cobrados depois de eleitos.

A realização dos megaeventos esportivos é um grande desafio para o Brasil. Por outro lado, a Copa do Mundo de 2014 abre grandes possibilidades para o país. O projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios quer aproveitar essa oportunidade para ampliar a transparência dos investimentos governamentais, aumentar a integridade nas relações público-privadas e fortalecer o controle social.

Vencer no Nordeste é fundamental para projeto nacional do PT


Humberto Costa

O presidente nacional do PT, deputado Rui Falcão (SP), em vídeo em que garante aos petistas do Recife que a campanha do senador Humberto Costa (PT-PE) terá o apoio do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff, conclama a militância petista na capital pernambucana à unidade em torno da candidatura do senador.

"Contamos, primeiro, com a unidade do PT, com sua força, com a sua capacidade, com 12 anos de gestão da cidade e também, naturalmente, com o prestígio e apoio do presidente Lula e da presidenta Dilma", diz Falcão no vídeo postado no canal do PT no YouTube. A candidatura do senador Humberto Costa a prefeito do Recife foi confirmada na 2ª feira desta semana pelo diretório nacional do PT, em Brasília.

No depoimento gravado e exibido no site do PT nacional no qual conclama a militância petista à unidade, Rui confirma, mais uma vez que o ex e a atual presidenta da República estarão na campanha eleitoral recifense contra a coligação comandada pelo presidente nacional do PSB, governador Eduardo Campos, agora coligado a seu adversário histórico em Pernambuco, o senador Jarbas Vasconcellos (PMDB-PE).

Vencer no Nordeste é parte do projeto nacional do PT

O apoio dos presidentes Lula e Dilma, assim como o engajamento e a unidade da militância petista na campnha de Humberto Costa são de fundamental importância na campanha na capital pernambucana, porque como assinalei ontem, o que está acontecendo em Recife não é um fato isolado.

O PSB e a oposição elegeram o Nordeste como ponta de lança de sua estratégia para tentar impedir o fortalecimento do PT em todo o país. Daí a necessidade de compreender essa análise mais ampla e olhando-se para o conjunto do pleito deste ano e não para esta ou aquela situação particular. Dai a importância de os militantes do PT se unirem para fazer uma campanha vitoriosa no Recife.

Ganhar no Recife e em outras capitais - como Fortaleza, por exemplo - onde o PSB e a oposição investem para bater os candidatos do PT é de extrema importância para fortalecer nacionalmente o projeto de transformação da sociedade brasileira, objetivo maior do nosso partido.

Justiça faz com que Lei de Anistia deixe de ser escudo para criminosos e torturadores

 
Duas decisões tomadas nesse início de semana, no âmbito e/ou relacionadas ao Judiciário, mostram que caminhamos para uma fase no país em que de nada adiantará criminosos e torturadores na ditadura militar invocarem a Lei da Anistia recíproca de 1979 porque ela não mais acobertará seus crimes e nem os manterá impunes.

As duas decisões desse começo de semana mostram que mais cedo ou mais tarde, como sempre modestamente previ aqui, os torturadores e criminosos que agiram no regime de exceção responderão perante à justiça pelos crimes que praticaram.

Uma das decisões foi a condenação pela justiça do ex-chefe do DOI-CODI paulista, coronel do Exército Carlos Alberto Brilhante Ustra, a pagar indenização a parentes (à esposa e a uma irmã) do jornalista Luiz Eduardo da Rocha Merlino, assassinado em 1971 no centro de tortura do então II Exército, hoje Comando Militar do Leste.

A outra, é o anúncio feito pela família Herzog de que vai entrar com pedido de cumprimento da ordem judicial que determinou ao Ministério Público a apuração das circunstâncias da morte do jornalista Vladimir Herzog, também no DOI-CODI de São Paulo, em 1975.

Como se vê, as duas decisões mostram que de nada servirá no futuro próximo a Lei da Anistia em que se escudam criminosos e torturadores para continuarem impunes. Nem de nada adiantará esses criminosos continuarem negando o que fizeram. É inexorável e, mais cedo do que imaginam, estarão no banco dos réus respondendo à justiça pelos crimes que praticaram.

“TÔ FORA”, DIZ O DEPUTADO FRANCISCO PRACIANO

Com relação à posição do Partido dos Trabalhadores nas eleições de 2012, quero ressaltar alguns pontos. As condições para que o PT fosse protagonista nestas eleições eram muito boas: o Governo Federal sempre prestigiando o Amazonas e Manaus; candidaturas viáveis e com densidade eleitoral, como a minha ou a de José Ricardo; pesquisas mostrando que o PT é o partido mais conhecido e reconhecido pela sociedade.

Ainda assim, a atual direção municipal do PT preferiu não apostar na ousadia e lançar uma candidatura petista à Prefeitura de Manaus e tentou ser vice de algum partido da base aliada do governo federal, se apequenando, rasgando a história e até mesmo vários princípios do partido. Estão estragando o PT.

Busquei encontrar os verdadeiros motivos para isso, penso que sei quais são esses motivos, mas prefiro não nominá-los. No entanto, reafirmo a minha posição de que não aceito, e não aceitarei jamais, trocar um projeto grande e benéfico para todos os cidadãos de Manaus, que é o de uma candidatura não contaminada pelos vícios administrativos dos que já governaram Manaus, por coisas pequenas e até mesmo mesquinhas, como cargos e empregos na administração pública.

Diante desse quadro, desse apequenamento da direção municipal do meu partido, fiz como a deputada Luíza Erundina: “Tô fora”. Retirei-me da disputa e passei a defender a candidatura do companheiro José Ricardo para disputar um projeto de poder que tenha o PT como carro-chefe das mudanças que a sociedade exige e não caudatário das candidaturas de grupos políticos que há anos dominam a cidade.
Caminharei com este projeto alternativo do PT de luta e ligado às massas e espero que todas as forças políticas petistas acreditem nele como eu estou acreditando.

TCE ENTREGA LISTA DOS REPROVADOS PELA LEI DA FICHA LIMPA

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, conselheiro Érico Desterro, entrega nesta quarta-feira (27), às 11h, ao Tribunal Regional Eleitoral e ao Ministério Público Eleitoral a lista com nomes dos gestores municipais e estaduais que tiveram contas reprovadas nos últimos oito anos, e cujos processos já transitaram em julgado.

A lista, com ccerca de 500 nomes, será entregue ao presidente do TRE, desembargador Flávio Pascarelli, e do procurador eleitoral, Edmilson Barreiros. Como a irregularidade nas contas dos gestores é um dos critérios para a inelegibilidade, conforme a Lei da Ficha Limpa, cabe agora à corte eleitoral julgar se os pretensos candidatos ao pleito deste ano serão barrados ou não.

Clientes usam crédito mais barato e ampliam participação dos bancos públicos no mercado

Consignado puxa expansão do crédito pessoal, com queda de modalidades de juros mais altos

As concessões de empréstimos consignados impulsionaram a expansão de 1,9% da carteira de crédito pessoal em maio, alcançando um total de R$263 bilhões. Ao mesmo tempo, houve uma retração de 2,8% no mês dos saldos de modalidades de crédito com custo mais elevado, como cheque especial e cartão de crédito. Os dados, apresentados na terça-feira (26) pelo Banco Central do Brasil (BC), demonstram que o consumidor está aproveitando a oportunidade aberta pela política de juros mais baixos iniciadas pelas ofertas dos bancos públicos.

O BC manteve a expectativa de que a oferta de crédito terá um crescimento de 15% neste ano, mas o movimento do mercado favorece os bancos públicos, que devem ter crescimento de 21% (no relatório anterior, eram 19%). No caso das instituições privadas nacionais, a previsão de expansão passou de 12% para 10%. O crédito dos bancos privados estrangeiros deve crescer 13%, o mesmo estimado anteriormente.
 
O crédito com recursos direcionados (operações realizadas com taxas de juros pré-estabelecidas em normas governamentais para os setores rural, habitacional ou de infraestrutura) deve crescer 20% (a previsão anterior era de 21%). A estimativa para o crescimento do crédito livre neste ano passou de 12% para 13%.

Taxas - A taxa média de juros das modalidades que compõem o crédito referencial atingiu 32,9% ao ano (a.a.) em maio, após reduções de 2,2 p.p. no mês e 7,1 p.p. em relação ao mesmo período do ano anterior, alcançando o menor patamar registrado na série histórica iniciada em junho de 2000.
A diminuição no custo do crédito ocorreu para pessoas físicas e jurídicas, com destaque para os empréstimos às famílias, que registraram queda de 3 p.p. na taxa média, situando-se em 38,8% a.a., a mais baixa da série iniciada em julho de 1994. No segmento de empresas, a taxa média situou-se em 25% a.a., com redução de 1,3 p.p. No mesmo sentido, os spreads bancários assinalaram reduções de 2,4 p.p. no crédito a pessoas físicas e de 0,7 p.p. nas operações com pessoas jurídicas.

Volume já representa 50,1% do PIB

O volume de crédito do sistema financeiro atingiu R$ 2,136 trilhões, em maio, com crescimento de 1,7% em relação ao mês anterior e de 18,3% em 12 meses, segundo o BC. Pela primeira vez, os empréstimos representam 50,1% de tudo o que País produz - Produto Interno Bruto (PIB). Neste ano, o BC espera que o crédito em relação o PIB fique 52%, ante 51% estimados anteriormente.

terça-feira, 26 de junho de 2012

José Ricardo na Cúpula dos Povos

Visto como torturador, "Dr. Pablo" conta sobre a Casa da Morte

Pela 1ª vez em 48 anos após a implantação da ditadura militar e 27 após o seu término, o tenente-coronel reformado do Exército, Paulo Malhães, o "Doutor Pablo", que atuou na Casa da Morte em Petrópolis, revelou neste fim de semana, detalhes de como funcionou aquele centro de detenção e tortura clandestino. Por lá passaram, foram torturados e executados pelo menos 22 presos políticos nos anos 70.
 
"Doutor Pablo" afirmou que nada acontecia na casa à revelia do comando do Centro de Informações do Exército (então, CIEx). Ele revela que ali o objetivo era pressionar os presos políticos e quebrar sua resistência para eles mudarem de lado e virarem dedo-duros, informantes infiltrados no regime.

"Doutor Pablo" detalha que cada agente da repressão que "trabalhava" na casa da Morte era responsável por pressionar os presos individualmente. "Para virar alguém, tinha que destruir convicções sobre comunismo. No papo, quase todos os meus viraram. Claro que a gente dava sustos, e o susto era sempre a morte. A casa de Petrópolis era para isso", conta o agente da ditadura.

Usavam jacarés e uma jiboia para torturar

Na continuidade da série sobre matérias da Casa da Morte, Paulo Malhães revela que era dono de cinco jacarés e de uma jiboia capturados na Amazônia e que foram usados para torturar presos políticos no Pelotão de Investrigações Criminais do I Exército, na Tijuca (RJ).

Da Casa da Morte, contou Malhães, que Inês Etienne Romeu, a única presa sobrevivente da casa, saiu viva por um erro dos agentes, que foram enganados quando ela simulou aceitar a condição de agente infiltrada. Ele não contou o que era feito com os que resistiram à pressão para trair.

Diante dessa pergunta, ficou em silêncio e foi aí que contou que nada na Casa da Morte foi feito à revelia dos superiores. As equipes esperavam pela voz do comando, destacou: “Se era o fim da linha? Podia ser, mas não era ali que determinava”, esquivou-se.

Rubens Paiva
A casa de Petrópolis, na Rua Arthur Barbosa 668, segundo Malhães era um imóvel emprestado à repressão pelo então proprietário, Mario Lodders. E não era o único aparelho com esse propósito: “Tinha outros. Eu organizei o lugar. (organizei) Quem eram as sentinelas, a rotina e quando se dava festa para disfarçar, por exemplo. Tinha que dar vida a essa casa. Eu era um fazendeiro que vinha para Petrópolis de vez em quando”.

Ali, segundo Malhães, cada oficial contava com sua própria equipe, que podia incluir cabos, sargentos, policiais federais, delegados ou médicos. De acordo com ele, na maioria das vezes, as equipes trabalhavam com um preso de cada vez na casa. “Eu trabalhei uns cinco ou seis. Às vezes, passava mais de um mês com um”.

Sobre o destino de alguns presos que arquivos ou testemunhas apontam como torturados na Casa, o coronel afirma que o ex-deputado Rubens Paiva não passou por lá. O nome do ex-deputado consta da lista publicada, de 22 desaparecidos que teriam sido mortos depois de passar na Casa. Mas o médico Amilcar Lobo (chamado para reanimar presos já quase à morte após tortura) conta que viu Paiva já quase morto, "reduzido a uma posta de sangue" num quartel do Exército no Rio.

"Você não vai achar desaparecido nunca”, conclui o "Dr. Pablo".

Brasil inclui diretriz que associa renda mínima a iniciativas sustentáveis no documento da Rio+20

iso de Proteção Socioambiental Global é inspirado em políticas públicas brasileiras, indianas, colombianas e europeias.

O Brasil incluiu a criação do Piso de Proteção Socioambiental Global no documento final da Conferência das Nações Unidas Rio+20, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Inspirada em políticas públicas que obtiveram êxito ao garantir uma renda mínima para a população mais pobre, em conjunto com ações de recuperação e preservação ambiental, a diretriz pode beneficiar milhares de pessoas que vivem na extrema pobreza em todo o no mundo. Além da Bolsa Verde brasileira, há outros programas com características semelhantes na Europa, Índia e América Latina.

A meta é incorporar a transferência de renda a atividades sustentáveis, como aconteceu, por exemplo, com um programa colombiano de recuperação ambiental e transferência de renda em execução; “Em cada localidade, são realizadas atividades de zoneamento, recuperação, conservação e aproveitamento de recursos naturais. Além disso, cada família recebe R$ 3,8 mil por ano”, explicou o diretor do Departamento para a Prosperidade Social da Colômbia, Bruce Mac Máster.

A importância da integração da proteção ambiental com a inclusão social foi ressaltada pelo diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Juan Somavia. Ele afirmou que foi feito um estudo do impacto da crise da Europa na questão ambiental, no qual se constatou a necessidade de alinhar a proteção social à econômica. “É necessário saber o que o povo precisa para se formular um plano de longo prazo”, diz.

A iniciativa de incluir o piso no documento da Rio+20 deve estimular os países a desenvolver planos nacionais de proteção ambiental. Cada país ficará responsável por transferir o auxílio à população, implementar serviços básicos para assegurar a qualidade ambiental e incentivar o uso de tecnologias sustentáveis.

Convênios garantem benefícios para cooperativas de catadores de materiais recicláveis

O governo federal, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, Petrobras e o Incra, assinou convênios e entregou 22 caminhões para cooperativas de catadores de materiais recicláveis, durante a Rio+20. Ao todo, serão entregues 140 caminhões em todo o País. “Nesse momento, estamos repassando 22 chaves às cooperativas, que vão contribuir para o importantíssimo trabalho social, econômico e sustentável que desenvolvem”, disse o presidente da Fundação Banco do Brasil, Jorge Streit.

No palco Encontros Globais, Sebastião Santos, o Tião, presidente da cooperativa dos catadores do Jardim Gramacho e um dos líderes do Movimento dos Catadores de Materiais Recicláveis, assinou também convênio com o Incra para receber um terreno de 41 mil metros quadrados onde serão realocadas as famílias que viviam próximo ao lixão de Gramacho, recentemente fechado.

Representando os catadores brasileiros, Tião recebeu a chave de um dos caminhões e firmou convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para qualificação profissional dos trabalhadores. “O fato de o lixão de Gramacho ter sido fechado não representa o fim das nossas lutas e a exclusão daqueles que historicamente já eram excluídos nos últimos 35 anos. Como um dos líderes do movimento, afirmo para todos vocês que meu propósito é construir, junto com todos, e lutar cada vez mais por melhores condições para nós, catadores de materiais recicláveis”, disse.

Conhecida a verdade, o povo julgará torturadores e criminosos

Tem-se a impressão que já se sabe tudo, ou o pior do acontecido nos terríveis anos de torturas infringidos pela ditadura militar e, de repente descobre-se que ocorreram torturas ainda mais assustadoras.
 
O relatado do tenente-coronel reformado do Exército, Paulo Malhães - "Doutor Pablo", nos tempos da tortura - além do horror, o que fica é que os responsáveis na hierarquia militar não escaparão da justiça, sejam eles tenentes ou generais, cabos ou ministros de Estado, presidentes da República ou comandantes militares.

Ainda que os cinco marechais e generais ditadores, Castello Branco e Costa e Silva (marechais) e Emílio Garratazú Médici, Ernesto Geisel e João Baptista Figueiredo (generais) estejam todos mortos.

Mais cedo ou mais tarde a justiça chegará

E ela virá junto com a verdade que começa a ser conhecida de todo país e por toda a cidadania. Nosso papel é fazer com que o povo conheça a verdade dos anos da ditadura.

Aí, ele mesmo julgará os covardes chefes militares que em nome do Estado torturaram, assassinaram e desapareceram com os corpos de prisioneiros indefesos e muitas vezes já destruídos pela tortura e pelo terror da morte certa.

Agrotóxicos: Anvisa e Consea fortalecem controle de resíduos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apresentou na última segunda-feira (25) um panorama sobre o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos (Para). A apresentação ocorreu em reunião da Comissão de Presidentes dos Conselhos Estaduais de Segurança Alimentar e Nutricional (CPCE), em Brasília (DF).

O objetivo do encontro foi estimular a parceria entre os Conselhos e os órgãos de Vigilância Sanitária Estadual para fortalecer as ações locais do programa. “O Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea) tem apoiado os trabalhos da Agência e utiliza os resultados do Para como um dos indicadores do Direito Humano à Alimentação Adequada”, afirmou o gerente-geral de Toxicologia da Anvisa, Luiz Cláudio Meirelles.

De acordo com Meirelles, nas últimas reuniões do programa já havia sido abordada a importância de uma maior integração das ações regionais e locais da equipe do Para com as dos Conseas estaduais e municipais. “Esperamos colher resultados positivos dessa integração e possibilitar que a população tenha acesso a alimentos mais seguros”, complementou o gerente da Anvisa.

O Para, criado em 2001, busca garantir a segurança alimentar do trabalhador brasileiro e a saúde do trabalhador rural. O programa funciona a partir de amostras de alimentos coletadas pelas vigilâncias sanitárias dos estados e municípios em supermercados.

Em 2010, o programa monitorou resíduos de agrotóxicos em 18 culturas: abacaxi, alface, arroz, batata, beterraba, cebola, cenoura, couve, feijão, laranja, maçã, mamão, manga, morango, pepino, pimentão, repolho e tomate. Apesar de as coletas não serem de caráter fiscal, o Para tem contribuído para que os supermercados qualifiquem seus fornecedores e para que os produtores rurais adotem integralmente as Boas Práticas Agrícolas.

Fonte: Ascom/Anvisa

Previdência registra formalização de 2,5 milhões de trabalhadores e arrecada R$ 19,5 bi em 2011

Cerca de 4 milhões de estabelecimentos comerciais e públicos prestaram contas

A Previdência registrou a formalização de 2,5 milhões de trabalhadores em 2011, um crescimento de 5,2% em relação a 2010. De acordo com o Boletim Estatístico sobre a Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP) –, divulgado nessa segunda-feira (25), o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) arrecadou R$ 19,5 bilhões devidos no ano passado, de cerca de 4 milhões de estabelecimentos comerciais e públicos.

No total, em dezembro de 2011, havia 40 milhões de trabalhadores com vínculo empregatício, 5,7 milhões de contribuintes individuais e empregados domésticos e 5,3 milhões de servidores públicos (veja tabela).

O número de contribuintes individuais e empregados domésticos foi o que mais cresceu: 343.863 postos de trabalho a mais, um aumento de 6,47% em relação a 2010. Os contratados com carteira assinada cresceram 5,8% (2,2 milhões). Já a nomeação de servidores públicos caiu 0,18%, comparada a 2010.

Simples - Mais da metade dos estabelecimentos que entregaram a guia (57,2%) são optantes do Simples Nacional, um total de 2,4 milhões. O valor devido à Previdência (R$ 981,0 milhões), no entanto, corresponde a apenas 5% do total. Os trabalhadores formais correspondem a 24,7%, ocupando cerca de 9,9 milhões de postos de trabalho.

A GFIP é um documento de preenchimento obrigatório para as empresas e que permite a produção de estatísticas sobre o mercado de trabalho formal e sobre o conjunto de segurados empregados da Previdência Social.

Salários crescem 9,75%
A remuneração média dos trabalhadores formalizados ficou em R$ 2.244 mensais, aumento de 9,75% em relação a 2010. “Houve aumento real da remuneração média, acima do crescimento do PIB. E isso está relacionado ao aumento da produtividade e à melhora da distribuição de renda no País”, diz o secretário de Políticas de Previdência Social, Leonardo Rolim.

Os dados também constatam que quanto maior o tempo de serviço dos trabalhadores com carteira, maior também a média de remuneração: 21,4% deles têm de dois a cinco anos de serviço e média salarial de R$ 2.421. Outros 21% com mais de cinco anos de serviço recebem, em média, R$ 3.856.

Entidades elaboram plataforma pelo consumo sustentável

Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) elaborou a Plataforma dos Consumidores pelo Consumo Sustentável, que traz dez propostas de ações concretas e imediatas para mudar os padrões atuais de produção e consumo do planeta.

A plataforma, lançada durante a Rio+20, foi elaborada juntamente com organizações do Fórum Nacional de Entidades Civis de Defesa do Consumidor e da Consumers International.

Dentre as propostas, destaca-se a de “implementar políticas públicas que assegurem a soberania alimentar dos povos e alimentação saudável para todos, que considerem todo o sistema de produção, processamento, fornecimento e comercialização de alimentos, para inibir os impactos negativos ao meio ambiente e à saúde humana causados pelo uso intensivo de agrotóxicos, transgênicos, grandes fazendas de monocultura, pela produção de alimentos industrializados de baixa qualidade nutricional e ricos em gordura, açúcar e sódio”.

Fonte: Ascom/Consea

José Ricardo pede explicações do TCE sobre candidatos inelegíveis

O deputado José Ricardo Wendling (PT) apresentou requerimento para que o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Érico Desterro, venha à Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) explicar melhor quantas pessoas que deveriam estar inelegíveis estarão participando das eleições deste ano por conta de modificações feitas nas sentenças do TCE nos últimos meses, como ainda a situação de que, até agora, a Assembleia não aprovou do Projeto de Lei que altera a Lei Orgânica do Tribunal. “Também queremos saber quantos dos inelegíveis devolveram dinheiro para os cofres públicos e quantos foram presos e estão na cadeia porque desviaram recursos públicos?”.

Ele já solicitou ao TCE que divulgue a lista oficial dos inelegíveis, assim como fez o Tribunal de Contas da União (TCU), que encaminhou essas informações ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e as disponibilizou à sociedade, porque essa é uma decisão pública, de fazer o julgamento de contas e dizer quem está enquadrado ou não numa determinada legislação. “Já sabemos pelos jornais que são cerca de 600 pessoas que estariam inelegíveis no Amazonas para as eleições deste ano. Fico muito satisfeito porque temos alguma informação. Mas, até agora, não sabemos quem são essas pessoas”.

De acordo com o deputado, é muito preocupante essas modificações de sentenças do TCE, anunciadas pelo próprio presidente do Tribunal. Ele relata que contas rejeitadas, por conta de irregularidades, estavam passando por revisão por conta de recursos. “Então, se recorrem, é tranqüilo, porque as contas serão aprovadas?”, questionou o parlamentar.

O parlamentar ressalta que essas contas são analisadas rigorosamente pelo corpo técnico do Tribunal, que visita, fiscaliza, compara documentos e elabora relatório onde aponta irregularidades. Por sua vez, o Ministério Público de Contas (MPC) faz a mesma coisa, dando parecer pela reprovação das contas. Tem-se então o parecer do relator, que geralmente é um conselheiro ou auditor, dizendo que as contas são irregulares. “Só aqui são três instâncias técnicas, de conhecimento, com base nos dados oficiais. E chega o Pleno do Tribunal dizendo que as contas foram rejeitadas, foram desaprovadas. Por isso, não podemos aceitar que ordenadores de despesas que tiveram suas contas reprovadas recorram porque sabem que alguém vai mudar essa situação. Precisamos passar limpo essa história”.

Fonte: Assessoria de Comunicação

China propõe área de livre-comércio com Mercosul


A reunião dos presidentes dos países membros do Mercosul, a realizar-se em Mendoza, Argentina, nesta sexta (29), terá outro assunto importante além da suspensão do Paraguai. O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, propôs nesta segunda (25), que o Mercosul estude a possibilidade da criação de uma área de livre-comércio comum.

A proposta foi feita em videoconferência ancorada em Buenos Aires da qual participaram os presidentes dos três países membros: Dilma Rousseff e os chefes de governo da Argentina, Cristina Kirchner, e do Uruguai, José Mujica (o Paraguai está temporariamente suspenso por causa do golpe que afastou Fernando Lugo da presidência, aguardando uma decisão da reunião de Mendoza).

O premiê chinês propôs aos líderes assinar uma declaração conjunta sobre o fortalecimento das relações mútuas. "Devemos realizar estudos de viabilidade sobre o estabelecimento de uma zona de livre-comércio entre China e Mercosul", disse Jiabao ao enumerar suas propostas ao bloco sul-americano.

A declaração feita pela China inclui ainda um compromisso mútuo de "reforçar a comunicação e confiança estratégicas" e "aprofundar a cooperação" em todos os campos, incluindo o comercial, com vistas a duplicar o volume de trocas comerciais para 2016 em relação às do ano passado.

Em 2011, a China exportou para o Mercosul US$ 48,4 bi em produtos, 34,5% a mais que em 2010, e importou US$ 51 bi, com uma alta anualizada de 37,9%. Embora o balanço tenha superávit para o Mercosul, isso se deve ao volume de comércio da China com o Brasil, pois os outros três membros do bloco tiveram em 2011 déficit em seu comércio com o gigante asiático.

Brasil – China

A proposta ao Mercosul vem na esteira de um acordo recém-assinado entre Brasil e China, durante a realização da Rio+20, de intensificação das relações bilaterais, no sentido da constituição de uma parceria estratégica global. Dois resultados sobressaíram do acordo: um plano decenal de cooperação, aproximando os dois países nos campos comercial, tecnológico, cultural e agrícola; e um acordo de “swap”, criando um fundo comum de crédito de R$ 60 bi a ser utilizado pelos dois países.

A China já é o maior mercado das exportações brasileiras. Representa 17,3% do total. Os chineses são grande consumidores de commodities brasileiras (minério de ferro e grãos, principalmente). Nós temos duas expectativas principais em relação ao estreitamento das relações com a China: ampliar ainda mais o comércio bilateral (em 2011 alcançou US$ 77 bi e este ano deve bater nos US$ 100 bi) e agregar mais produtos industrializados do nosso lado, além de ganhar novos conhecimentos em tecnologia a partir de acordos para transferência dessas tecnologias para o Brasil. Os chineses têm interesse de investir nos setores automobilístico, na construção civil, na infraestrutura e na cadeia de petróleo e gás brasileiros.

Concordo com a presidenta Dilma Rousseff para quem a cooperação com a China é estratégica para o Brasil. Traz mais uma defesa para que a crise atual não nos contamine.

Passagem de ônibus tem desconto com moeda social em Manaus



Transporte executivo aceita moeda Social Aruak

A diretoria executiva do Banco Comunitário Aruak com o apoio da Prefeitura de Manaus firmou parceria com a empresa de ônibus executivos, Levy Transportes, para o uso da moeda social Aruak na compra de passagem de ônibus com desconto para quem utilizar o transporte coletivo, linha de ônibus 822, que circula no bairro Terra Nova I, II e III e os bairros adjacentes, Manôa e Monte Sinai.

A novidade promete conquistar todos os moradores, principalmente quem depende diariamente do transporte executivo. Este é mais um benefício proporcionado a comunidade do Terra Nova, após a implantação do Banco Comunitário Aruak, inaugurado no mês de abril deste ano pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (Semtrad) e a Diretoria Administrativa do Banco Comunitário.

O Banco Aruak começou a receber os moradores que desejam fazer o câmbio – a troca do Real para a moeda social Aruak – para que possam adquirir sua passagem com um desconto especial. Quem pagava R$ 4,00 agora pode pagar apenas R$ 3,00 pela passagem de ônibus.
Segundo a diretoria administrativa do Banco Comunitário Aruak, mais de 100 pessoas fizeram o câmbio especificamente para a compra de passagem. A procura pelo desconto aumentou de forma significativa que novos contatos estão sendo realizados com o representante da empresa de transporte executivo para que o mesmo benefício se estenda para outras linhas de ônibus.

A diretoria informou ainda que neste domingo (01), às 17h, será realizada uma carreata com os ônibus executivos da linha 822 no bairro Terra Nova com o objetivo de oficializar o novo benefício perante a comunidade. Logo após, será assinando o termo de adesão entre o representante da empresa Levy Transportes e a Diretoria Administrativa do Banco Comunitário Aruak.

Bancos Comunitários: um sucesso na cidade de Manaus
Os Bancos Comunitários estão conquistando cada vez mais a credibilidade da comunidade e vem alcançando sua principal meta: geração de trabalho e renda. Além dos inúmeros benefícios, os bancos chamam a atenção por sua praticidade nas compras com descontos que variam de 5% a 15% nos estabelecimentos cadastrados.

No bairro Colônia Terra Nova, por exemplo, 400 moradores possuem cadastro no Aruak, e 60 estabelecimentos estão cadastrados para receber a moeda social, como mercadinhos, açougues, salão de beleza, padaria, metalúrgica, oficinas, lojas de material de construção, pizzaria, entre outros.

A Prefeitura de Manaus abraçou a iniciativa da implantação de Bancos Comunitários em parceria com o Instituto Capital Social da Amazônia visando o desenvolvimento local. Foi com esse propósito baseado nas políticas públicas de economia solidária que atualmente, três Bancos Comunitários já foram inaugurados: no bairro Colônia Antônio Aleixo (Banco Conquista e moeda Liberdade), Morro da Liberdade (Banco Liberdade e moeda Tucumã) e Colônia Terra Nova (Banco e moeda Aruak).

O Projeto foi bem recebido pela sociedade Manauara que as comunidades estão mais curiosas e interessadas em ter um Banco Comunitário no seu bairro. A ideia repercutiu tanto que, ainda este ano, há previsão para a implantação de mais Bancos Comunitários.